(Foto: Ascom OAB) |
Na última quarta-feira, 5, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro, acompanhado de membros da Comissão de Direitos Humanos, prestigiou a apresentação cultural das internas do Presídio Feminino – Prefem, em Nossa Senhora do Socorro, que participam do projeto Penarte. A ação faz parte da política do Presídio que visa à valorização da mulher detenta, reconhecendo a importância de se estar voltado para sua reinserção social. Para a diretora do Prefem, Valéria Farias, a participação das mulheres nesse projeto tem surtido efeito ao longo de suas duas edições.
Sobre a visita, Carlos Augusto Monteiro ressalta: “Vindo a esse presídio feminino, nós temos uma grata surpresa e uma grande satisfação em verificar o belo trabalho que vem sendo desenvolvido pela diretoria, que nos apresentou as ações desenvolvidas em prol das detentas, o que demonstra uma grande preocupação com os direitos humanos, buscando dar mais dignidade às pessoas que estão aqui presas e tendo a sensibilidade de proporcionar às presas um ambiente menos traumático, um pouco mais leve e, sobretudo, um ambiente com a esperança de que dias melhores poderão vir. Seja oferecendo trabalho, oferecendo cultura, seja oferecendo uma estrutura profissional para o futuro.”
Valéria Farias destaca a importância do apoio da OAB/SE para o projeto. “Hoje a gente demonstrou alguns aspectos do que fazemos para colocar em prática o que a nossa Constituição fala a respeito da ressocialização. Quando a gente tem o apoio da sociedade civil e de instituições como a OAB, é importantíssimo para nós porque as internas se sentem valorizadas por ver que há um olhar externo de alguém que pode ajudá-las de alguma forma. Isso faz com que a autoestima melhore e até o comportamento delas se torna muito melhor, vendo que existe alguém olhando por elas, alguém que está aqui e que pode ajudá-las quando regressarem à sociedade.”, disse.
De acordo com Ilana Mirella Souza Viana, membro da Comissão de Direitos Humanos, “a presença da OAB/SE neste evento é de essencial importância não apenas como meio de viabilizar o conhecimento desse trabalho para a sociedade, que muitas vezes desconhece e se omite a reconhecer a ressocialização de um trabalho tão digno, admirável e respeitável como nos foi apresentado hoje.”, disse. “A reintegração social feita pelo PREFEM traz este modelo de interesse e engajamento do sistema estatal com essas pessoas que procuram uma chance na sociedade de serem aceitas por pela mesma. Tivemos uma demonstração de que é possível sim ressocializar e desenvolver dons adormecidos como a atuação, pinturas e artesanatos as preparando para o retorno da sociedade assim como também possuírem dignidade e um bom convívio enquanto estiverem cumprindo suas respectivas penas.”, completa.
3ª Edição do projeto Penarte
Esse ano, as apresentações do projeto Penarte serão realizadas no dia 15 de dezembro, no Teatro Tobias Barreto. O espetáculo, sob o tema “A ironia de Deus”, contará com a participação de 40 internas do Prefem e apresentará poemas inéditos do governador Marcelo Déda. Os ingressos custarão 10,00 e os pontos de venda serão divulgados em breve.
Fonte: OAB/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B