
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), divulgou nesta quinta-feira, 17, o resultado das inscrições para o projeto “As Sanfoneiras de Sergipe”. Inédita, a iniciativa visa promover cultura, formação musical e empoderamento feminino, oferecendo aulas gratuitas de sanfona para mulheres.
As participantes foram escolhidas após inscrição e entrevista com o professor e a equipe técnica responsável pelo projeto. Devido à grande procura pelo projeto, foi aberta uma nova turma, ampliando para 30 o número de mulheres selecionadas.
A seleção das candidatas levou em consideração os seguintes critérios: ser beneficiária de programas do Governo Federal; estar em nível iniciante na teoria musical e na prática instrumental da sanfona; apresentar grau de conhecimentos musicais prévios (como percepção musical e técnica instrumental); demonstrar motivação e propósito pessoal; e disponibilidade para os horários ofertados e para a construção da prática coletiva.
Com duração de seis meses, o curso será dividido em três turmas de 10 alunas, com idade a partir dos 18 anos, e contará com aulas práticas e teóricas, que deverão acontecer no Complexo Gonzagão, em Aracaju, a partir do dia 27 de outubro. A proposta também prevê módulos intermediário e avançado em caráter continuado, fortalecendo a formação musical e incentivando a permanência das mulheres na tradição sanfoneira.
Cada participante aprovada receberá um e-mail de confirmação com todas as informações sobre as aulas, como horário, dia, local e turma. A lista completa das selecionadas está disponível nos canais oficiais da SPM e da Funcap. Acesse clicando aqui.
Fonte: Governo de Sergipe