Riachuelo comemora Dia da Cultura

Hoje é comemorado o Dia da Cultura. Em Riachuelo, várias atividades educativas e culturais foram realizadas, entre elas, a apresentação dos grupos folclóricos, a exemplo de capoeira, candomblé, taeira, reisado, samba de roda, entre outros. O Encontro Cultural do município acontece desde a semana passada.

Este ano, o Candomblé também ganhou destaque. Foi montada, no Centro de Artesanato de Riachuelo, uma grande exposição, com o intuito de mostrar à comunidade as tradições e a história da religião. Na manhã desta terça-feira, a população e estudantes acompanharam a apresentação do grupo de reisado Dona Nuzia, de Santo Amaro das Brotas.

O secretário municipal de Cultura, Gildo de Oliveira Santos afirmou que o Encontro Cultural de Riachuelo movimentou toda a região. “Neste espaço democrático demos a oportunidade para cada grupo da região se manifestar. Acreditamos que assim, há uma integração entre a população, até mesmo àqueles que nem se conheciam”, destacou Gildo.

História

A história do município não foi esquecida. Além de ser mostrada a tradição do candomblé, no Centro de Artesanato foram realizadas exposições para mostrar a Cultura de Riachuelo. Os homenageados deste ano foram os poetas Santos Souza e Cleovan Sóstenes, chamados pelos organizadores de ilustres da Educação, Saúde e Cultura, filhos de Riachuelo.

No mesmo espaço também estavam expostas obras de Xirografais do poeta popular Zé Aracaju. “Cada um dos poetas homenageados contribuiu de forma positiva para o crescimento do município. Cada um, mesmo atuando nas áreas de especialidade, não esqueceu da cultura”, disse Enedina Dantas do Vale, coordenadora do Centro de Artesanato de Riachuelo.

Quanto à homenagem ao Candomblé, a coordenadora relatou que a população precisa conhecer melhor as religiões de descendência africana para reduzir os preconceitos e desmitificar todos os paradigmas que existem.

A atitude de mostrar a história do candomblé foi aprovada pelos freqüentadores da religião, a exemplo de Mãe Nega, Mãe Zezé, Pai Eraldo e tantos outros. “Aos poucos, estamos conseguindo aproximar a população e até a igreja católica. O Candomblé representa a história da população negra. Por isso, é uma religião que precisa ser preservada. Quero passar os ensinamentos para todas as gerações da minha família”, completou Mãe Zezé.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais