RioMar apresenta desfile para celebrar o Dia do Folclore

Dia do Folclore é uma das principais datas comemorativas da cultura brasileira. (Foto: Shutterstock)

Celebrado na próxima segunda-feira, 22, o Dia do Folclore é uma das principais datas comemorativas da cultura brasileira. É tempo de festejar as tradições e a identidade da nossa gente, especialmente no que diz respeito aos costumes, crenças, conhecimentos populares, danças, canções e lendas, que foram criadas ao longo da história.

E para pontuar a data, nos dias 20 e 21 de agosto, o RioMar Aracaju promove um desfile com os personagens clássicos do nosso folclore: Iara, Cuca, Saci, Curupira e Lobisomem.

No sábado e domingo, a partir das 17h, a criançada está convidada a curtir um animado Desfile Folclórico, com direito a bandinha de música, pelos corredores do RioMar. A concentração será na Praça de Alimentação Mar e o cortejo irá percorrer os quatro cantos do shopping. O acesso é grátis e livre para toda a família.

Sobre os personagens

Iara – Diz a lenda, que a Iara é um ser metade mulher, metade peixe, que atraia os homens com sua beleza e canto suave. Diz-se que quem ouvia o seu canto acabava enfeitiçado. Em muitas histórias, ela aparece para os jovens, bravos e fortes guerreiros, encantando-os e levando-os para o fundo do rio.

Cuca – No folclore a Cuca é retratada como uma bruxa velha, com aparência assustadora, que possui cabeça de jacaré e unhas imensas. Dona de uma voz assustadora, a Cuca rapta as crianças desobedientes. Reza a lenda que a personagem dorme uma vez a cada sete anos. Por isso, os pais tentam convencer as crianças a dormirem nas horas corretas, pois, do contrário, serão levadas pela Cuca.

Saci – Segundo a lenda, o Saci é um jovem negro e possui apenas uma perna – por isso se locomove pulando rapidamente pela floresta. Outra característica marcante é o seu capuz vermelho. O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso, ele está sempre realizando travessuras por onde passa.

Curupira – É o nome de um personagem do folclore brasileiro que surgiu entre os povos indígenas. A lenda fala sobre um ser mítico protetor das florestas, que assombrava a todos que entravam  nas matas para derrubar árvores ou caçar animais. É uma das lendas mais antigas do nosso folclore.

Lobisomem – É uma das lendas mais conhecidas em todo o mundo e está presente também no folclore brasileiro. De acordo com a história, o lobisomem é um homem que se transforma em lobo nas noites de Lua cheia No Brasil, a lenda foi trazida pelos portugueses e possui diferentes versões de acordo com a região do país.

Fonte: Riomar Aracaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais