
A virada do ano é tradicionalmente marcada por simbolismos e práticas que buscam alinhar intenções, renovar energias e abrir caminhos para um novo ciclo. Por isso, o Portal Infonet entrou em contato com o tarólogo e pesquisador Fábio Dantas para saber quais rituais podem ser feitos para a virada de 2026.
Segundo Fábio Dantas, pequenos rituais realizados com consciência e fé podem ajudar a iniciar 2026 com mais equilíbrio, clareza e boas oportunidades. Ele explica que o processo começa ainda antes da meia-noite do dia 31 de dezembro, quando o foco deve estar na limpeza energética e na conexão com a prosperidade.
Um dos rituais indicados é o uso da folha de louro, símbolo de vitória, sucesso e abundância. No dia 31 de dezembro, a orientação é escrever o nome completo em uma folha de louro e colocá-la dentro da carteira ou na capinha do celular. A folha deve ser mantida ao longo de todo o ano como um amuleto de prosperidade e renovada na virada seguinte, sempre acompanhada de um momento de gratidão pelas conquistas alcançadas.
Outra forma de trabalhar a energia do louro é a defumação do ambiente. O ritual consiste em queimar cuidadosamente uma folha e permitir que a fumaça percorra os cômodos da casa, promovendo a limpeza energética e a abertura de caminhos. Durante o processo, Fábio orienta que a pessoa mentalize mudanças positivas e repita a seguinte afirmação: “Eu me abro às mudanças positivas da vida e uso meu poder pessoal para criar novas oportunidades.”
Ainda no último dia do ano, o tarólogo sugere a realização de um banho de ervas voltado para prosperidade, amor e renovação, ajudando a encerrar ciclos e iniciar o novo ano com energia equilibrada. Confira abaixo os ingredientes e modo de preparo:
Ingredientes:
- 3 folhas de louro – prosperidade e vitória
- 1 pau de canela ou 1 colher de canela em pó – abundância e magnetismo
- 7 cravos-da-índia – proteção e firmeza energética
- 1 punhado de alecrim – clareza, força e vitalidade
- 1 punhado de alfazema – paz, equilíbrio e suavização dos caminho
Modo de preparo
- Ferva um litro de água e, ao levantar fervura, desligue o fogo. Adicione todas as ervas, tampe a panela e deixe descansar por 15 a 20 minutos. Se preferir, coe a mistura. Após o banho de higiene, despeje o banho de ervas do pescoço para baixo, mentalizando coisas boas para o novo ano
Portal energético
O dia 1º de janeiro também é considerado por Fábio um verdadeiro portal energético. Em 2026, essa simbologia se intensifica, já que o ano soma o número 1, associado a novos começos. Para esse momento, ele recomenda o tradicional ritual da canela.
Ao acordar, a pessoa deve colocar na palma da mão um punhado de canela em pó equivalente a três dedos, ir até a porta da casa ou do trabalho e, antes de soprar, dizer com fé: “Quando essa canela eu soprar, a prosperidade aqui vai adentrar. Quando essa canela eu soprar, a fartura virá para ficar. Quando essa canela eu soprar, a abundância aqui vai morar!” Em seguida, a canela deve ser soprada de fora para dentro, visualizando a prosperidade, a fartura, a abundância e o sucesso entrando junto com o vento, que carrega a energia das intenções.
Para o tarólogo, mais importante do que repetir gestos é compreender o significado de cada prática. “Rituais funcionam quando há intenção, presença e fé. Eles ajudam a alinhar a energia pessoal com os movimentos do novo ano”, destaca.
Por Nicolle Santana e Verlane Estácio
