Roda de Capoeira será Patrimônio Cultural da Humanidade

(Foto: Cypriano/Ilustrativa)

A Roda de Capoeira, que já é Patrimônio Cultural do Brasil, recebeu parecer favorável do órgão subsidiário à Unesco para ser inscrita na lista de bens do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O título será confirmado em reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, a ser realizada no dia 26 de novembro de 2014.

O dossiê da candidatura, apresentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ IPHAN, foi selecionado, inicialmente, entre 205 dossiês enviados por vários países. O Parecer favorável considera que a Roda de Capoeira proporciona um sentimento de fraternidade e de identidade a uma comunidade em constante crescimento no Brasil e no mundo.

O Parecer avaliou ainda que a inscrição da Roda de Capoeira na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pode contribuir para sensibilizar a opinião para a importância do patrimônio cultural imaterial como meio de resistência à opressão e à discriminação, encorajando o diálogo entre os indivíduos e testemunhando a criatividade humana.

O IPHAN pretende que esta notícia seja celebrada em todo o país, numa comemoração simultânea. Em Sergipe, no sábado, dia 22 de novembro, a comemoração integrará a programação pelo Dia da Consciência Negra desenvolvida a partir das 15 horas pelo Museu da Gente Sergipana. Na ocasião, os presentes estão sendo convidados para a apresentação de fala e vídeo alusivo ao título e os capoeiristas, para uma Roda de Capoeira, com a distribuição da publicação da coleção “Dossiês IPHAN – Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira”.

Fonte: Iphan em Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais