(Foto: Ascom Seed) |
Encontro realizado pelo Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores da superintendência Executiva da secretaria de Estado da Educação (Seed), debateu, na manhã desta sexta-feira, 21, durante uma Roda de Conversa, a futura implantação do Projeto Primeiro Livro, em escolas da rede estadual de ensino, na sede administrativa da Secretaria.
Capitaneado pelo professor de língua portuguesa Luís Junqueira, o Projeto Primeiro Livro é conhecido pela inovação e criatividade, e tem beneficiado alunos, professores, funcionários e comunidade, possibilitando-lhes o momento extraordinário do "ser escritor".
Por meio de uma plataforma digital, o projeto Primeiro Livro pretende ajudar alunos de escolas públicas a escreverem sua primeira obra, utilizando a correção de textos com recursos de big data. Após ler cada um dos textos, ele cria videoaulas personalizadas para apontar os erros de cada um e dar explicações gramaticais e literárias.
"Assuntos relacionados à inovação e à criatividade são sempre do interesse da atual gestão da política de educação de Sergipe, e posso antecipar que esse projeto já conta com nosso apoio político, administrativo, gerencial e financeiro para que ele possa ser implementado aqui no Estado", afirmou o secretário da Educação Jorge Carvalho, ao explicar que Seed pretende formular uma parceria com o Instituto de Tecnologia e Inovação (ITPI) para aplicar o Projeto na rede estadual de ensino.
O professor Junqueira afirma que o Projeto é uma "oportunidade para crianças escreverem, ilustrarem e publicarem seus próprios livros", e conta ainda com a criatividade para fazer esse livro circular.
"Oferecemos a possibilidade de criação, desde a concepção da ideia à execução final do livro. Pretendemos fomentar a criatividade e contribuir para o processo de educação e aprendizagem dos alunos das escolas públicas da rede estadual", disse Junqueira, ao detalhar o Projeto Meu Primeiro Livro.
Meu Primeiro Livro
Poderão participar diretamente no projeto os alunos – principais protagonistas -, professores, coordenadores pedagógicos, gestores, funcionários, equipe técnica da secretaria de Educação e comunidade escolar.
O projeto propõe um acompanhamento periódico por profissionais especializados, em horários e momentos diversificados, com gestores, professores, alunos, pais e comunidade. São os nossos orientadores pedagógicos.
Eles serão responsáveis por mediar o processo de formação da equipe docente, acompanhar em horário pedagógico o desenvolvimento das atividades propostas aos alunos, sugerir ações e intervenções, solucionar dúvidas, analisar as pesquisas e produções de textos de alunos, enfim, auxiliar os professores em todo o processo de construção do projeto pedagógico, que culmina com a publicação dos livros.
"Boas experiências devem ser levadas à frente, e nesse sentido trabalharemos o Projeto Primeiro Livro, e para isso vamos dar encaminhamentos a essa iniciativa, junto aos professores. Esperamos conseguir deles o apoio e adesão para essa ação", ponderou a superintendente Executiva da Seed, Marieta Barbosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B