![]() |
(Foto: ASN) |
Até quinta-feira, 21, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), realiza o seminário ‘Aracaju: um patrimônio do passado para se viver no presente’, e na manhã do primeiro dia de programação foi realizada uma edição especial da ‘Roda de Leitura’, que homenageia a capital de todos os sergipanos. Intitulada ‘Aracaju em prosa e poesia’, a Roda celebrou diversos autores sergipanos, lendo suas poesias, cordéis, e conto.
Segundo a coordenadora do projeto, Rosineide Santana, esta é uma atividade que a Roda busca realizar todos os anos no mês de março. “Buscamos os autores que falam de Aracaju em suas obras e os trouxemos aqui, para que o público da Roda possa conhecer também a literatura sobre Aracaju”, disse.
Entre os autores que foram lidos estão Hunald Alencar, Iara Vieira, Mário Jorge, Jozailto Lima, Francisco Dantas, Ronaldson, Amando Fontes, Antônio Carlos Viana, Murillo Melins e Antônio Saracura. Este último, inclusive, esteve na Roda e destacou a importância dela para a literatura sergipana e também para a cidade de Aracaju.
“Sempre compareço às rodas, pois acredito que elas são uma fonte muito rica de aprendizado. Sempre há profissionais muito bons palestrando e debatendo sobre os autores, inclusive sergipanos”, afirmou. Saracura disse ainda que pretende participar de várias palestras do seminário que se inicia, por entender a importância deste tipo de debate para a cidade de Aracaju.
A estudante de biblioteconomia Nayara Caldeira também esteve presente na Roda que homenageou a capital sergipana e afirmou que pretende comparecer a todas as atividades do seminário. “Acredito que as Rodas são uma fonte rica de conhecimento sobre diversos autores, além disso, o Seminário também trará uma programação muito interessante para quem se interessa pelo patrimônio em Aracaju”, completou a jovem.
Sobre o Seminário
O Seminário ‘Aracaju: um patrimônio do passado para se viver no presente’ acontece até a próxima quinta-feira, 21, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória e promoverá o debate sobre diversos temas referentes ao patrimônio histórico da capital sergipana. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), e conta com o apoio da professora Verônica Nunes, diretora do Museu do Homem Sergipano.
“Este é o terceiro ano que estamos realizando esse Seminário com o intuito de homenagear a cidade de Aracaju, além de discutir a memória e o patrimônio. Acredito que o público pode esperar informações muito interessantes de pessoas que trabalham e estudam nossa querida capital”, frisou Sônia Carvalho, diretora da Biblioteca Pública.
Quando questionada sobre a importância da Roda para a programação, a diretora da biblioteca informa que o objetivo é fazer com que o público cativo da Roda conheça um pouco mais sobre o que autores sergipanos falam de Aracaju. “Lemos autores sergipanos que falam de Aracaju como um todo como os rios, as pessoas, os patrimônios, em fim, que discute a cidade de Aracaju”, ressaltou.
Fonte: ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B