Rosário receberá o melhor da música instrumental

Arismar do Espírito Santo (Foto: divulgação /Assessoria de Comunicação)

O forró pé de serra será a trilha para a comemoração de aniversário de Rosário do Catete/SE, que completa 176 anos. Neste domingo, 11, a “Praça dos Quiosques” será o endereço da alegria, com apresentações musicais animadas ao som do trio Macaíba, que trará convidados mais que especiais para seu show: Oswaldinho do Acordeon e Arismar do Espírito Santo.

As apresentações integram o projeto Sonoridarte, que leva ao público a música instrumental no seu melhor estilo com artistas renomados do cenário musical brasileiro. O Trio Macaíba caminha na trilha mais tradicional do forró, o “pé de serra”, e tem como referência grandes mestres como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca e João do Vale, dando continuidade e mantendo vivos ritmos tradicionais como o Baião, o Arrastapé, o Rojão, o Xote e o Xaxado. O trio é formado por Cleber Almeida, Beto Correa e Ramon Vieira, pesquisadores tanto da música tradicional brasileira quanto da música contemporânea mundial.

Oswaldinho do Acordeon 

Os músicos tem um cuidado especial com a sonoridade e irão realizar uma homenagem a Luiz Gonzaga, no ano em que completaria 100 anos , por isso trarão para o palco Oswaldinho do Acordeon e Arismar do Espírito Santo como convidados para o show. ”Será a primeira vez que eles irão se apresentar com o Trio Macaíba, e para nós será uma honra dividir o palco, já que somos fãs e acompanhamos o trabalho deles. Oswaldinho é um grande mestre e Arismar dispensa comentários. Ambos foram muito receptivos desde o primeiro contato, quando os convidamos. Estaremos entre amigos homenageando o nosso grande mestre Gonzagão”, afirmou Cleber Almeida, do Trio Macaíba.

Oswaldinho do Acordeon é um mestre moderno de seu instrumento. Sua carreira registra gravações com as principais estrelas da MPB e participações em importantes shows internacionais. Atua também como solista convidado por Orquestras e é reconhecido mundialmente pelas “fusões” de estilos musicais em suas obras, além de estar sempre difundindo seu instrumento para a quebra de barreiras culturais. "Para mim é uma honra participar deste show com o Trio Macaíba. Grandes músicos, grandes amigos. Com certeza  será um momento inesquecível, com o Gonzagão nos inspirando!", disse com entusiasmo Oswaldinho do Acordeon.

Já Arismar do Espírito Santo é multi-instrumentista reconhecido como músico completo pela fluência com que toca contrabaixo, guitarra, violão, piano e bateria. Sua maneira de tocar e compor, harmonias inusitadas, o ritmo e a criatividade têm sido sua marca registrada. Já participou de várias turnês internacionais com músicos renomados. “Sou fã do Trio Macaíba, pois eles fazem um trabalho lindo, com um som inovador de belos arranjos. O convite foi uma surpresa boa e pretendemos tocar a vontade, com liberdade, já que esse é o nosso marco. Sem contar que a amizade é essencial na vida da gente e estar entre amigos fazendo o que a gente gosta é alimento para alma. Estou realmente muito feliz por essa oportunidade de estar também com o Oswaldinho”, comentou Arismar.

Ainda na programação da noite, os grupos “Atrevidos do Forró” e “Banda de pífanos Santa Luzia” farão a abertura das apresentações. Segundo o produtor do projeto Sonoridarte, Carlos Madia, ambos são grupos locais. “Eles terão às suas disposições uma ótima infraestrutura de equipamentos, além da oportunidade de interagir com artistas renomados da música instrumental brasileira, proporcionando assim, oportunidades mútuas de conhecimento para os músicos. E esse é um dos objetivos do Sonoridarte, garantir essa troca cultural e oferecer oportunidade aos artistas locais”, explicou Madia.

Segundo João Vieira dos Santos, diretor de cultura do município, outras atividades acontecem durante a semana, também na Praça dos Quiosques, lembrando o aniversário no município. Estão previstas apresentações artísticas e uma exposição histórica intitulada “Fragmentos dessa história”, que poderá ser visitada durante as apresentações musicais de domingo à noite. “O Sonoridarte chegou em uma boa hora e é um presente para cidade, pois é sempre importante a valorização da cultura popular, que muitas vezes fica esquecida. Sem contar a oportunidade oferecidas paras os dois grupos musicais locais, que pela primeira vez participarão de um evento de grande porte. Eles estão muito animados.”, revelou Chefe João, como é conhecido na cidade.

O Sonoridarte é realizado pela Carlos Madia Produções Artísticas, dentro da lei de incentivo à cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da empresa Fertilizantes Heringer, incentivo da SP Vias e apoio da Prefeitura Municipal de Rosário do Catete. As apresentações terão início às 19h deste domingo, 11, na Praça dos Quiosques (Praça Policarpo Diniz de Resende) em Rosário do Catete, com entrada gratuita.

Fonte: Assessoria de Comunicação 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais