Rota turística de Itabaiana é apresentada em evento de turismo na BA

Turismóloga Ellen Carvalho participa do evento (Foto: Tayara Costa da Idealiza Assessoria e MKT)

Dos dias 10 a 12 de dezembro de 2020, acontece o 7° Encontro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, sediada na cidade de Salvador/BA. E Sergipe é destaque no evento com a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana. O encontro, que ocorre de forma híbrida (virtual e presencial), é também transmitido de forma on-line e traz três eixos temáticos: Patrimônio, Turismo e Sustentabilidade.

No eixo Turismo, a presidente da ABBTUR seccional Sergipe, turismóloga e mestra em Planejamento de Rotas de Turismo Rural e Ecoturismo, Ellen Carvalho, convidada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), apresenta o projeto Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, lançado no dia 5 de novembro de 2020 e que já vem promovendo o turismo Rural na região do Agreste de Sergipe.

Distante pouco mais de 57 km da capital sergipana, Itabaiana é detentora de patrimônios culturais e naturais, inclusive, tendo o Parque dos Falcões como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, reconhecido através da Lei 119/2019; e os Poções da Ribeira, também reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe através da Lei 118/2019, ambas de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB).

Alem disso, a cidade possui o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, uma reserva ecológica criada no dia 15 de junho de 2005 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Foi no município, também, que ocorreu o primeiro milagre da Irmã Dulce, validado pela Santa Sé em 2003, pelo então Papa João Paulo 2º.

Sobre o turismo no agreste sergipano, a presidente da ABBTUR/SE, acredita que “é preciso fomentar o potencial de roteiros de turismo rural receptivo de Sergipe”. Para Ellen, “apesar de ser turismo rural, temos que investir para que seja criativo. Oferecer uma experiência diferenciada para que o público turista seja atraído”, conclui.

A Rota

A Primeira Rota Turística oficial de Itabaiana-SE e primeira Rota de Turismo Rural do Estado, a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, foi planejada e organizada desde 2017 pela turismóloga Ellen Carvalho.

Foram três anos de um trabalho participativo, que contou com o envolvimento da comunidade, trade turístico e do Instituto Federal de Sergipe. “Fizemos um levantamento de dados para inventariar a pesquisa e chegamos a conclusão que Itabaiana tem um potencial enorme pra o turismo, além de ser uma cidade que tem economia forte e que estava precisando desse pontapé inicial pra começar a enxergar a atividade turística como grande aliada para o desenvolvimento”, finaliza Ellen Carvalho.

O evento

O 7° Encontro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial é promovido pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), em parceria com a Prefeitura de Salvador, e com o apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e União dos Municípios da Bahia (UPB).

Entre os participantes, prefeitos; secretários municipais; vereadores; e demais agentes municipais, que trazem propostas para o fortalecimento da capacidade local, do poder de cooperação e do grande potencial para a geração de riquezas, trabalho e renda.

O evento tem o objetivo de trabalhar a governança do turismo nas cidades Patrimônio Mundial brasileiras de forma sustentável, promover a utilização do patrimônio como atrativo de riquezas, desenvolvimento e seu aproveitamento pelo turismo, especialmente no momento pós pandemia.

Fonte: Ascom Idealiza Assessoria e MKT

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais