Rua São João tem história para contar

Num breve passeio pela Rua São João é possível encontrar o que há de mais típico nesta época. Quadrilheiros, comidas à base de milho, o bom e velho forró pé-de-serra, cavalos que participaram do casamento matuto e bonitas histórias de amor. Na noite desta sexta-feira, houve etapa classificatória do concurso de quadrilhas do local. São 36 quadrilhas, de Aracaju e do interior do Estado participando. A vencedora será conhecida no próximo dia 30, quinta-feira.

 

O presidente e marcador da Chapéu de Couro, quadrilha que tem suas origens na Rua São João, José Cardoso Filho, o Cardosinho, passeava pelo local feliz da vida. A quadrilha conquistou o 2º lugar no concurso do shopping Riomar, do qual a Assum Preto saiu como vencedora. Além disso, a Chapéu de Couro teve ontem seu trabalho reconhecido nacionalmente. Ela e a Maracangaia foram mostradas no Globo Repórter.

 

Cardoso no comando da Chapéu de Couro
Uma das peculiaridades da quadrilha é justamente a filha de Cardosinho, Tatiane, de 18 anos. Ela ficou surda e muda, aos seis meses de vida, após uma meningite. Mesmo assim dança. E muito! “A deficiência não impede que ela seja igual a nós”, enfatiza Cardosinho, que está confiante no bom desempenho da Chapéu de Couro no concurso da Rua São João.

 

Quem também estava na Rua São João era a quadrilha Maracangaia, que participa do concurso. Dílson Luiz de Jesus, presidente da quadrilha, diz que o fato de ser exibida na Globo é muito bom porque divulga o Estado. “Conseguimos galgar todos os títulos almejados”, acrescenta, lembrando que a Maracangaia foi a campeã, no ano passado, do concurso de quadrilhas da Rede Globo Nordeste.

 

DEDICAÇÃO – “É como se fosse uma cachaça. Quem toma sempre vai querer”. Assim Karol Santos, de 28 anos, explica seu amor pela Maracangaia e pelo São João. Há oito anos na quadrilha, ela até já dançou grávida. “Consegui enganar o pessoal até os cinco meses. Depois o marcador descobriu e não deixou mais. Ele é muito preocupado com a gente”. Quanto ao fato de ser mostrada na Globo, ela diz que é somente “algo mais de bom”, nada que vá envaidecer demais o grupo.

 

AMOR DURADOURO – Ele não pára. Fica de uma lado para outro organizando a festa, dando entrevistas, doando um pouquinho da casa para os quadrilheiros trocarem de roupa, usarem o banheiro e tomarem um golinho de água. Quem é esse? É Antônio Soares de Freitas, o Seu Antônio, presidente da Rua São João. Desde 1946 ele participa dos festejos da rua, mas assumiu o comando em 1970.

 

Seu Antônio está casado com Lúcia há 61 anos
“A Rua São João não pode pensar em parar, nem tão pouco acabar”, enfatiza, lembrando que após o São Pedro a festa continua, todas as segundas-feiras, com o Forró do Turista. E quem dá a maior força para Seu Antônio continuar nesse pique é a esposa Maria Lúcia de Andrade. Eles já completaram 61 anos de casamento. O segredo? “Temos muito respeito, não brigamos, não xingamos”, conta dona Lúcia. “E o que ela diz eu aceito”, respalda Antônio.

 

Por Janaina Cruz

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais