Saiba como cuidar dos pets durante o Verão

Pancho e Lola comem ração e comida específica para gatos (Fotos: Luciana Aguilar)

A chegada do verão implica em atenção redobrada com a saúde. Beber água regularmente, ingerir alimentos leves, vestir roupas frescas e comer frutas são alguns dos meios para se adequar às altas temperaturas, que são típicas nesta época do ano. Com os animais não é diferente. Os pets também sentem os efeitos do calor, e às vezes as consequências podem ser mais severas se não houver cautela por parte do tutor, como a contração de doenças e até morte. Por isso, o Portal Infonet conversou com a nutróloga veterinária Juliene Oliveira, para dar algumas dicas sobre os cuidados necessários para que os animais sejam menos afetados neste período.

Pulgas e Carrapatos

“No verão, há uma maior pré-disposição para contração de pulgas e carrapatos, e isso pode ser evitado com a utilização de alguns produtos como pipetas, comprimidos e coleiras repelentes. Como agora tem as maiores incidências, o cuidado pode ser maior, já que carrapatos transmitem doenças”.

Doenças

"No verão, carrapatos têm uma reprodução maior, então a presença é mais frequente e pode aumentar as chances de causar doenças, como anemia ou trombocitopenia. Mosquitos também transmitem algumas doenças como a leishmaniose e dirofilariose".

Nutróloga oferece dicas para cuidar melhor dos pets no verão / (Foto: Portal Infonet)

Hidratação

“Algumas estratégias para amenizar os efeitos do calor em cães e gatos estão em oferecer água gelada, gelo, algumas frutas com alta concentração de água, como maçã, banana, melancia e pêra e dar banhos até 3 vezes na semana. Água de coco também é uma ótima opção”.

Sintomas

“Para detectar desidratação, o tutor precisa ver se o animal está lento, letárgico, ofegante ou procurando água, e isso pode ser observado facilmente. Outros sintomas podem ser notados por um veterinário, como um olho mais fundo e seco, mucosa seca e gengiva sem brilho. Com gatos a atenção precisa ser redobrada, porque quando eles demonstram o problema, pode estar agravado”.

Frutas

“Apesar de ser permitido que algumas frutas sejam ingeridas, outras podem ser nocivas à saúde dos animais, como carambolas, uvas, ameixas, que possuem compostos químicos que são tóxicos aos cães e gatos”.

Passeios

“O ideal é levar os bichinhos para passear no início da manhã e no final da tarde, quando o sol já está mais fraco e a temperatura é menor. Levar animais para passear ao meio dia, por exemplo, pode queimar os coxins, causando sérios machucados. Podem ser levadas garrafinhas de água, para a hidratação na rua”.

Bruce toma seu banho semanal e no calor essa frequência aumenta às vezes

Banhos

“O ideal é que a frequência de banhos seja em horários mais quentes, para aliviar melhor o calor. É importante ter o cuidado em secar bem o animal. Se for utilizado um secador, ele precisa estar na temperatura mais fria possível, para não queimar a pele do animal. Ter cuidado também com o produto utilizado, que em excesso pode causar dermatites. Gatos tem seu próprio sistema de limpeza, mas banhos podem ajudar a aliviar o calor”.

Alimentação

“O principal é aumentar a demanda de água. É importante dar a ração, mas podem ser feitas dietas caseiras formuladas, criadas por especialistas, para que o animal possa ingerir alimentos mais ricos em água, como batata doce, arroz, macaxeira, frangos, peixes, carnes, cordeiro, leguminosos e vitaminas. Não pode ser feito de qualquer jeito, dando restos de comida. Os óleos precisam ser de origem animal. Os enlatados para animais também podem ser bons”.

Vermes

“Está época do ano é comum a infestação de endoparasitas, e a vermifugação é importante. O habitar natural influencia na dosagem. Se o paciente vive um apartamento, por exemplo, e o contato com outros cães e com a rua é mínimo, a remediação pode ser feita a cada seis meses. Se for um cão que vive em sítio, por exemplo, e esteja sempre próximo a outros animais ou que visite hoteizinhos, o ideal é que seja a cada três meses”.

Por Victor Siqueira  e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais