Secult abre V Semana Sergipana de Dança

Eevento será aberto às 20h desta quarta-feira, 18 (Foto: Reprodução cartaz/Portal Infonet)

Acontece entre os dias 18 e 22 de maio, no Teatro Tobias Barreto, a V Semana Sergipana de Dança. O evento tem o objetivo de apresentar a produção das companhias de dança do Estado ao público sergipano, abrangendo os mais variados gêneros, desde o folclore à dança de rua, passando pelas quadrilhas juninas e balé clássico. Assim como no Festival de Teatro Sergipano, o acesso às apresentações é gratuito.

A maratona cultural é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do projeto ‘Sergipe em Cena’, e pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro, Sindicato dos Artistas de Sergipe (Sated-SE), Confederação Brasileira da Dança em Sergipe (CBDD-SE), Banco do Nordeste, Sesc, Senac e Fundação Aperipê.

A Semana Sergipana de Dança chega à quinta edição com o status de maior evento do gênero no Estado. É durante a programação que muitos artistas dessa área têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos ao público em no principal espaço cênico de Sergipe, o Teatro Tobias Barreto (TTB). Com isso, a Secult e seus parceiros democratizam o acesso da população à arte, incentiva os grupos existentes e estimula o surgimento de novos.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o evento dialoga com a política cultural de Sergipe. “Estamos trabalhando, junto ao Banese e demais parceiros, para que o evento ganhe uma maior projeção na edição 2011. Nossos objetivos com a Semana de Dança são os mesmos que norteiam a política da nossa gestão: democratização do acesso da população à cultura e formação de público para a arte produzida no Estado”, argumenta a gestora.

Programação acadêmica

A coordenação da Semana Sergipana de Dança também foca na capacitação dos artistas que participam do evento. A programação acadêmica é composta por quatro oficinas práticas que ocorrerão antes, durante e após a sua realização, e serão ministradas por companhias que fazem parte do Fórum Unificado.

O cronograma das oficinas obedece a seguinte ordem: ‘Dança Popular Libanesa’, no dia 1º de maio; ‘Som e Movimento’, no dia 15 de maio; ‘Brincando com o corpo’, em 29 de maio; e ‘Texto Corporal’, no dia 05 de junho. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o dia de cada oficina respeitando o limite de 30 vagas por turma.

Os municípios de Moita Bonita e Estância também estão no roteiro da V Semana Sergipana de Dança. Nos dias 19 e 20, respectivamente, as cidades receberão a ‘Aula aberta de dança’, ministrada pela Confederação Brasileira de Dança em Sergipe (CBDD-SE).

Homenagem

A edição 2011 da Semana Sergipana de Dança presta uma homenagem à coreógrafa e mais nova integrante do Conselho Estadual de Cultura, Lu Spinelli, pelos 40 anos de dedicação à arte. Lu é propulsora da dança moderna e contemporânea em Sergipe e idealizadora da primeira companhia de dança cênica de Sergipe, a Studium Danças, fundada em 1971.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais