Secult e Funcaju discutem ações conjuntas para a cultura

Secult e Funcaju discutem ações conjuntas para a cultura em Sergipe (Foto: Secult)

O Secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, recebeu na manhã desta quinta-feira, 19, o novo presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Silvio Santos, em companhia do seu diretor de Cultura e Arte, Nino Karvan. Os gestores conversaram sobre o cenário atual da cultura, ações e projetos em desenvolvimento e possíveis parcerias futuras entre os dois órgãos.

“Entendo que o bom gestor público é aquele que sabe ouvir e construir seu trabalho a partir do coletivo. Estamos buscando nessa construção uma boa convivência com outros gestores da cultura, para unir forças. Por isso, venho dizer que a Secult pode contar com a parceria da Funcaju, assim como a nós esperamos contar com vocês da Secult”, afirmou Silvio Santos.

Na ocasião, Irineu Fontes, falou sobre o andamento do Plano Estadual de Cultura, e sobre a política de gestão que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) tem adotado para democratizar seus projetos e apoios. “Neste momento temos seis editais de seleção pública abertos. Alguns são voltados para as artes plásticas, artes cênicas, e temos dois que abrange diversas áreas da cultura, que é o de Intercâmbio Cultural e o de Demandas Espontâneas”, contou.

O assessor executivo da Secult, Lindolfo Amaral, aproveitou a oportunidade para alertar sobre algumas dificuldades mais comuns na gestão cultural, e a necessidade de formação para produtores. “Esta é uma área relativamente nova no Brasil, já que o Ministério da Cultura e as secretarias estaduais só começaram a ser instituídas a partir de 1985. Por isso, temos que ter consciência que fazer cultura é diferente de fazer gestão”, comentou.

Ao final da reunião, Nino Karvan anunciou que a Funcaju irá realizar, entre os dias 20 e 23 de fevereiro o primeiro Simpósio sobre o carnaval de Aracaju. O evento irá reunir exposições, palestras e mesas redondas para discutir não só a história, mas a situação atual e o futuro desta festa que é tradição no Brasil. “Convidamos a Secult a participar deste evento, que será encerrado com um grande encontro de tambores”, ressaltou.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais