Secult promove 10° Semana de Museus em maio

(Foto: divulgação/ASN)

No período de 14 e 18 de maio, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promoverá a 10ª Semana Nacional de Museus, que abordará o tema “Museus e Seus Desafios: Realidade Sergipana”. O evento, que acontece paralelamente em diversas instituições museológicas de todo o país, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), e tem o objetivo de sensibilizar os museus e as comunidades para o debate sobre temas da atualidade. O evento acontece anualmente e marca as comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

A Coordenação de Museus da Secult decidiu concentrar a programação na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) e integrar todas as unidades museais de Sergipe na discussão do tema proposto. “Podemos destacar nesse evento a integração das unidades museológicas do Estado promovendo ações conjuntas e apresentando projetos que estão sendo desenvolvidos nas instituições”, ressaltou a coordenadora de Museus da Secult, Sayonara Viana.

As discussões terão início na tarde do dia 14 de maio com a conferência de abertura no auditório da BPED. Logo em seguida, terão início as palestras que trarão como foco os museus de Sergipe, seus desafios e perspectivas para o futuro. As atividades da Semana de Museus prosseguem até o dia 18 de maio, sempre das 14h às 17h, com entrada gratuita. Dentre os palestrantes estão diretores de museus de Sergipe, pesquisadores e especialistas da área de museologia.

A conferência especial de encerramento da Semana ocorrerá no Museu da Gente Sergipana e terá como palestrante o Superintendente do Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo, Antônio Carlos Sartini. Ele virá a Sergipe a convite da direção do Museu da Gente e falará sobre o tema “Museu: novas tecnologias, ações educativas e ações em Rede”. Segundo o diretor do Museu da Gente, Ézio Déda, a presença do Sartini neste evento foi pensada de forma estratégica.

“Ele é uma pessoa que tem uma experiência profunda na gestão de um museu interativo, como é o Museu da Língua Portuguesa, e como o nosso museu também tem esse viés, a escolha não poderia ter sido melhor. Além disso, a vinda dele abre um canal de intercâmbio com o nosso museu e podemos até pensar em trazer para Sergipe algumas das exposições itinerantes do Museu da Língua, de São Paulo”, reforça Ézio. Logo após a conferência de encerramento, haverá uma visita guiada dos participantes para conhecerem o mais novo museu de Sergipe.

Dentro da programação da Semana de Museus também ocorrerá a abertura da exposição intitulada “Ser Sergipano”, que ficará em cartaz na Galeria J. Inácio, no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED). Segundo Sayonara, a exposição terá dois eixos temáticos: produção e criação do homem sergipano. A mostra está sendo elaborada pela comissão organizadora da Semana de Museus, que além da diretora de Museus da Secult, conta também com a participação da professora de museologia da UFS, Verônica Nunes, da diretora do Memorial de Sergipe, Fabiana Carnevale, e do diretor do Museu Histórico de Sergipe (MHS), Thiago Fragata. A exposição fica em cartaz até o dia 14 de junho.

Evento

A 10ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e conta com a parceria das seguintes unidades museais de Sergipe: Museu do Homem Sergipano (Muhse); Museu Galdino Bicho; Museu de Anatomia Humana; Memorial de Sergipe; Memorial do Poder Judiciário de Sergipe; Museu de Arqueologia de Xingó (Max); Palácio- Museu Olímpio Campos; Itps; Museu Artístico e Histórico de Itabaiana Antônio Nogueira; Museu de Arte Sacra de Laranjeiras; Museu Histórico de Sergipe; Museu Afro-Brasileiro de Sergipe; Casa de Cultura João Ribeiro; e, Museu da Gente Sergipana.

Confira a programação:

Dia 14

14 horas
Credenciamento hall de entrada da Biblioteca Epifânio Dória
14h30
Conferência de abertura. Um desafio: a implantação do Sistema Estadual de Museus em Sergipe.
Conferenecista: Professor Fernando Soutello, Presidente da Câmara do Conselho Estadual de Cultura.
15 horas
Coffe Break
15h30
Palestras:

-MUSEU DO HOMEM SERGIPANO – MUHSE:
Tema: Desafios e transformações do Museu do Homem Sergipano.
Ministrante: Profª Verônica Nunes

-MUSEU GALDINO BICHO:
Tema: Trajetória, perspectivas e desafios.
Ministrante: Profª Ane Luise Silva Mecenas Santos.

-MUSEU DE ANATOMIA HUMANA:
Tema: 25 anos do Museu de Anatomia
Ministrante: Profª Tânia Andrade. Diretora do Museu de Anatomia Humana

Dia 15

14 horas
Palestras:

-MEMORIAL DE SERGIPE
Tema: Desafios em consolidar as exposições do Memorial de Sergipe do projeto pedagógico Institucional
Ministrante: Fabiana Carnevale Diretora do Memorial de Sergipe

-MEMORIAL DO PODER DO JUDICIÁRIO DE SERGIPE
Tema: Preservando a Memória do Poder Judiciário de Sergipe
Ministrante: Rafael Santa Rosa

-MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE XINGÓ – MAX
Tema: O Homem de ontem contado pela lente transformadora do homem hoje
Ministrante: Albérico Nogueira de Queiroz

Dia 16

14 horas

-ITPS
Tema: Educação e as Inovações Tecnológicas na construção e popularização do conhecimento científico.
Ministrante: Adnívea Santos Costa Gerente de Infra-estrutura Tecnológica

-MUSEU PALÁCIO OLÍMPIO CAMPOS
Tema: Palácio Museu Olímpio Campos: desafios e transformações em seus dois anos de fundação.
Ministrante: Izaura Julia de Oliveira Ramos. Coordenadora de Acervo Museológico

-MUSEU ARTÍSTICO E HISTÓRICO DE ITABAIANA ANTÔNIO NOGUEIRA
Tema: Desafios na Cultura Itabaianense.
Ministrante: Ludmilla Oliveira

Dia 17

14 horas

Palestras:
-MUSEU DE ARTE SACRA DE LARANJEIRAS
Lançamento da Cartilha de Educação Patrimonial: O Museu de Arte Sacra de Laranjeiras e a Potencialidade do seu uso educativo.

-MUSEU HISTÓRICO DE SERGIPE
Exposição Museu Histórico de Sergipe: lugar de memória e virtualidade. Palestra: Museu Histórico de Sergipe: memórias, leituras e virtualidade Blog experimental do MHS e a mostra audiovisual “Imagens de Jenner Augusto na poesia de Jorge Amado”, lançamento.
Ministrante: Prof° Thiago Fragata

-MUSEU AFRO-BRASILEIRO DE SERGIPE
Tema: Os desafios da exposição de longa duração.
Ministrante: Profª Verônica Nunes

-CASA DE CULTURA JOÃO RIBEIRO
Tema: Apresentação do Projeto do Catálogo digital do acervo.
Ministrante: Profª Cristina Valença

Dia 18

14 horas

Conferência de Encerramento
Local: Museu da Gente Sergipana
Tema: Museu: novas tecnologias, ações educativas e ações em Rede.
Ministrante: Antônio Carlos Sartini – Superint. do Museu da Língua Portuguesa/SP

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais