Segunda etapa do Birô Cultural acontecerá em N. Sra. das Dores

Nossa Senhora das Dores será a segunda cidade a receber o Birô Cultural, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que tem o objetivo de capacitar artistas e demais agentes de cultura sergipanos em elaboração de projetos culturais e captação de recursos. As oficinas no município terão início na próxima segunda-feira, 4 de abril.

A cidade atua como pólo do “Birô Cultural” na região do Médio Sertão de Sergipe, sendo destinada a participantes de Itabi, Graccho Cardoso, Cumbe, Feira Nova e Aquidabã, além da própria cidade-pólo. O acesso às oficinas de elaboração de projetos culturais e captação de recursos é gratuito, mas a quantidade de vagas ofertadas é limitada: 25 pessoas por oficina.

O “Birô Cultural” em Dores, assim como nas demais localidades por onde passou ou passará o projeto, possui carga horária de 20 horas, divididas igualmente entre cinco dias (4 a 8 de abril). As aulas ocorrerão no Centro Pastoral Social e Cultural D. Vicente Távora, localizado na Praça Cônego Miguel Monteiro Barbosa, no Centro da cidade. O local foi viabilizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Nossa Senhora das Dores, parceira na execução do projeto no município.

Parceria

Para envolver os gestores municipais de Cultura de cada região na divulgação das oficinas, a Secult está realizando reuniões de mobilização nas cidades pólo, que estão sendo conduzidas pelo secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel. Segundo ele, os dirigentes têm papel fundamental no processo. “Cada gestor indica um participante, ajuda a fazer a divulgação local e estimula os agentes culturais das cidades a se inscreverem, para que possamos dimensionar as demandas de capacitação e formar uma rede de mobilização e apoio para a participação dos artistas sergipanos em editais culturais locais, regionais e nacionais”, explica Rangel.

O “Birô Cultural” já passou por Carmópolis e, após Nossa Senhora das Dores, outras sete cidades ainda receberão o projeto: Tobias Barreto (Centro Sul), Itabaiana (Agreste), Nossa Senhora da Glória (Alto Sertão), Laranjeiras (Grande Aracaju), Propriá (Baixo São Francisco), Estância (Sul), e Aracaju (Grande Aracaju). Em todas elas foi pactuada uma parceria entre a Secult e o poder público municipal para a viabilização das oficinas.

Inscrições

Os interessados em participar do projeto devem enviar a ficha de inscrição preenchida – disponível no site da Secult para contato@cultura.se.gov.br. Restam poucas vagas para a oficina em Dores, mas ainda é possível efetivar a inscrição. Para mais informações sobre o Birô Cultural, os interessados devem entrar em contato com a coordenação do projeto através do email contato@cultura.se.gov.br ou através dos telefones (79) 3179-1924 e 8819-6901

Fonte:ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais