Semana da sergipanidade terá forró, exposições e eventos no centro

Semana da sergipanidade terá evento culinário, shows e exposições (Foto: Irineu Fontes)

Comemorado nesta terça-feira, 24, o Dia da Sergipanidade é dedicado a celebração da cultura do nosso estado, exaltando as manifestações artísticas que compõem a grande riqueza cultural de Sergipe. Em razão dessa celebração, Aracaju terá uma programação especial ao longo dessa semana para enaltecer esse sentimento de pertencimento as tradições culturais do estado.

Confira abaixo a programação

Rua São João

A tradicional rua São João, localizada no bairro Industrial, terá uma programação com muito forró pé de serra e grupos folclóricos.

23/10

– 18h – Karmem Korreia

– 19h – Lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo e resultado da Lei dos Mestres

– 19h30 – Grupo Peneirou Xerém

– 20h – César Leite e a Boneca Genoveva

– 20h15 – Quadrilha Século XX

– 21h – Erivaldo de Carira

Centro de Criatividade (Bairro Cirurgia)

24/10

– 18h – Pilão de Pife e Mestre Saci

– 19h – Papudo Gil (part. Alberto Marcelino)

– 20h – Afoxé de Preto

– 21h – Zabumbadores de Vó Lourdes

– 22h – Descidão

Praça Fausto Cardoso (centro de Aracaju)

Entre os dia 24 e 29 de outubro a Praça Fausto Cardoso terá uma programação especial. Além de uma cidade cenográfica com barracas que irão mostrar nossa diversidade cultural, o espaço também vai exaltar a diversidade cultural e gastronômica de nosso estado, com pratos típicos de algumas cidades do estado. A abertura da programação será feita nesta segunda-feira, 23, às 18h, com show de Chiko Queiroga e Antônio Rogério.

Museu da Gente Sergipana 

O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana, e o Governo de Sergipe, realizarão nos dias 24, 25 e 27, uma programação alusiva à data com homenagens, ações educativas, apresentações musicais e a inauguração da Exposição Cores da Gente – Imersão e Emoção, que conta com o patrocínio do Grupo Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Instituto Energisa e da TV Sergipe.

As atividades terão início nesta terça-feira, 24, terça-feira, às 11h, com homenagem ao cantor e compositor José Augusto Sergipano, artista de grande sucesso nacional nos anos 60. José Augusto passará a fazer parte do acervo do Museu da Gente Sergipana, compondo a instalação ‘Músicos da Gente’, na qual será possível conhecer a carreira do artista que construiu um importante legado e projetou Sergipe no cenário musical.

Já às 18h, na Galeria de Exposições Temporárias do museu, será aberta a exposição ‘Projeto 15×10 – Miniaturas’, do artista plástico Adauto Machado. A mostra, composta por 70 obras em pequenas dimensões, evidencia todas as temáticas abordadas por Adauto nas diversas fases da sua vida e da sua trajetória artística. Os cavalos, os carros de bois, as lavadeiras, os lavradores, os casarios, os barcos, os pescadores e a cultura popular são alguns dos temas retratados na exposição. A mostra será aberta ao público em geral e terá acesso gratuito.

Com o intuito de aproximar o público infantil dos artistas sergipanos e dos seus saberes e fazeres, a programação incluirá oficinas educativas em parceria com a ONG Olá Museu. No dia 24, às 14h, a oficina será inspirada no artista Beto Pezão, reconhecido por sua inconfundível obra modelada em argila e que retrata especialmente figuras humanas do sertão e personagens cristãos. Uma segunda oficina será no dia 25, quarta, às 14h. Dessa vez inspirada no artista Véio, escultor reconhecido internacionalmente, que usa a madeira como matéria-prima e tem seus próprios costumes e a cultura popular sertaneja como fonte de inspiração. A atividade será voltada para crianças de 3 a 13 anos e não será necessário fazer inscrição prévia.

Cores da Gente

A programação comemorativa do Dia da Sergipanidade será encerrada na sexta, dia 27, com a inauguração da Exposição Cores da Gente – Emoção e Imersão, que conta com o patrocínio do Grupo Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Instituto Energisa e da TV Sergipe. As empresas, que já foram parceiras do projeto em 2021, renovam o investimento e compromisso com a iniciativa, agora em formato itinerante, garantindo que a exposição circule pelos territórios sergipanos e chegue aos mais diversos públicos.

A exposição é uma experiência imersiva e sensorial proporcionada por uma estrutura totalmente tecnológica. Dentro de um domo inflável, cujo ambiente interno se transforma em uma superfície de projeção de obras de arte em movimento, o visitante terá a oportunidade de conhecer as representações artísticas de várias fases da história da arte em Sergipe, do século XIX ao XXI, por meio de 20 artistas póstumos sergipanos que são referenciais.

A noite de celebrações da Sergipanidade continuará às 18h30, com apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe, projeto que há 10 anos conta com o patrocínio do Grupo Energisa, e que transforma a vida de centenas de crianças e adolescentes graças ao aprendizado da música clássica. Para este dia, a Orquestra levará até o público um repertório regional, formado por músicas do cancioneiro popular e de artistas sergipanos.

Às 20h terá início o show da cantora, compositora e atriz sergipana Jaque Barroso. Intitulado ‘Descalça entre Mundos’, o show é um passeio sonoro ancestral e afrofuturista cujo roteiro traz canções autorais e releituras eletrificadas de diversos Cocos do Nordeste. No museu, o show contará com as participações especiais do Maracatu Baque Mulher Aracaju e do músico Pedrinho Mendonça. O projeto autoral de Jaque Barroso une vertentes eletrônicas com diferentes ritos da cultura popular afro-brasileira e as canções de seu repertório abordam temas como ancestralidade, empoderamento negro e valorização da cultura popular nordestina.

Museu aberto

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de visitação ao Museu da Gente Sergipana e de proporcionar ao público uma importante experiência sobre o que é ser sergipano, no dia 27, sexta-feira, o seu horário de funcionamento será estendido, recebendo os visitantes das 10h às 20h, com entrada gratuita.

O Museu da Gente Sergipana é uma realização do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, mantido pelo Banese, Banese Corretora de Seguros e Mulvi, com o patrocínio da Eneva, através da Lei de Incentivo à Cultura.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais