Semana Déda de Cinema contribui para o audiovisual em SE

Evento mostra produções audiovisuais do ex-político Marcelo Déda (Foto: Portal Infonet)

Mario Dias fala sobre participação de Déda na produção cultural do Estado (Foto: Portal Infonet)

Em comemoração ao aniversário de Aracaju, a Fundação Cultura de Aracaju (Funcaju) está realizando a 'Semana Marcelo Déda de Cinema. O evento tem  o intuito de retratar a participação do ex-governador na cena audiovisual de Sergipe.

Até a sexta, 10, acontece a exibição de dois curtas, a partir das 13h, no Centro Cultural de Aracaju: ‘Carro de Bois’, que teve Déda como diretor de fotografia, e em ‘São João: Povo em Festa’, no qual ele foi roteirista.

Mário Dias, da coordenação administrativa do Centro Cultural, fala da importância do evento. “Estamos presenteando o povo de Aracaju, que pode ver e participar do ‘outro’ Deda, que tem uma grande responsabilidade no emponderamento cultural do nosso Estado”.

O diretor de acervo do Instituto Marcelo Déda (IMD), Cláudio Teixeira, falou sobre o interesse de Déda no ramo do cinema. "Enquanto estudante do Atheneu, ele participou de um clube de cinema. Quando foi a UFS, continuou na área, entrou no Clube de Cinema, foi bolsista de alguns projetos e fez projeção de filmes exibidos no Festival de Artes de São Cristóvão, em 1979 e 80". Dos sete títulos que Déda participou, três foram vencedores de premiações.

Mostra e prêmio

Haverá, no sábado, 11, o lançamento do I Prêmio Marcelo Déda de Roteiro Audiovisual, que irá premiar roteiros de curta-metragens. Além da parte financeira, o edital prevê a consultoria de um roteirista renomado do país, que analisará e dará direcionamentos para os três vencedores. “Quem não gostaria de entregar um roteiro a um profissional com bagagem considerável? A chance de o projeto se tornar um filme premiado é bem maior, e nosso intuito é fortalecer a cena audiovisual”, comenta Graziele Ferreira, coordenadora de projetos do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira.

Além disso, haverá a apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe, composta por 120 crianças do bairro Santa Maria e uma exposição fotográfica, com uma abordagem cronológica do Déda como político, desde 2001, quando foi prefeito da capital pela primeira vez, até se tornar governador do Estado.

Por Victor Siqueira e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais