![]() |
Seminário coloca o meio ambiente em pauta (Foto: Victor Balde) |
O segundo painel do Seminário ‘Sergipe Del Rey’, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, no auditório do Sebrae/SE, e integra a programação do 12º Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta+SE 12), teve o meio ambiente como questão principal em foco. Denominado ‘Diálogos para o desenvolvimento sustentável’, o painel trouxe uma discussão relacionada ao tema do Curta-SE deste ano – a sustentabilidade. O espaço foi ministrado por Genival Nunes, secretario de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).
A apresentação de Genival abordou as relações entre a ideia de sustentabilidade e a natureza humana. “O homem sempre se colocou no meio ambiente como peça a ser favorecida. Não fugiu do antropocentrismo”, expôs o secretário.
Nunes falou principalmente das relações entre a sustentabilidade e a alimentação humana. “A produção de carne no Brasil ainda é, infelizmente, feita de uma maneira muito rudimentar, com implicações tanto no meio ambiental quanto na saúde publica”, informou. Durante o painel, foi exibido um pequeno filme, realizado por ele mesmo, que mostrou as condições preocupantes dos matadouros sergipanos de gado bovino.
![]() |
Espaço foi ministrado por Genival Nunes, secretário da Semarh |
“O grande problema é equacionar o que é sustentável e a necessidade de proteínas. Talvez a gente tenha que fazer uma opção por outras formas desse nutriente. Mas temos ainda uma dificuldade em comer peixe, por exemplo”, afirmou Genival Nunes, que disse ainda considerar eventos como o Curta-SE ambientes qualificados para discutir a temática. “A arte tem esse papel de fazer com que você consiga entender o mundo como um todo, inserindo principalmente o ser humano”, argumentou.
A diretora executiva do Curta-SE, Rosângela Rocha, concordou com o secretário. “O cinema é uma grande vitrine”, apontou. “E é mais do que urgente a gente dar início ao futuro que nós queremos a partir do crescimento, de uma inclusão social e dessa reflexão e urgência de proteção ao meio ambiente”, acrescentou a diretora executiva, fazendo menção às palavras chaves desta edição do festival: Crescer, Incluir e Proteger.
Segundo Rosângela, a sustentabilidade não foi restrita aos espaços de debate, sendo privilegiada também nas exibições de filmes. Além da mostra informativa ‘O Futuro que Queremos’, repleta de vídeos sobre o tema, foi projetado o documentário ‘Lixo Extraordinário’ na abertura do Curta+SE 12, por exemplo. “Mais do que nunca, estamos cumprindo o nosso papel de cidadãos de querer que nossas riquezas sejam preservadas – tanto as da cultura quanto as do meio ambiente”, comentou Rocha.
Intervenção
Depois do painel, os integrantes do laboratório em tecnologia e design 3Ecologias Ricardo Ruiz e Ricardo Brazileiro realizaram uma intervenção que apresentou iniciativas na Internet ligadas à interação que podem servir para facilitar o cotidiano das pessoas de forma inteligente.
“A gente está estudando o que vem acontecendo com a Internet e o que nós podemos aproveitar desses aplicativos inteligentes que estão sendo construídos para pensar em como interagir com a cidade, com a sociedade, com a natureza”, explicou Brazileiro. Envolvidos em um projeto que disponibiliza informações geográficas em tempo real na Internet, a dupla fez uma ‘navegação guiada’ de modelos inovadores de interação desenvolvidos atualmente na rede.
Uma das experiências divulgadas foi a criação de prateleiras virtuais em estações de metrô na Coreia do Sul. Para facilitar o dia-a-dia dos consumidores e otimizar espaços e necessidades de deslocamentos, uma multinacional disponibilizou paineis digitais onde são exibidos imagens de produtos que podem ser comprados ali mesmo, interativamente.
O Seminário ‘Sergipe Del Rey’ começou na última quarta-feira, 19, e segue até a sexta-feira, 21, quando ocorre, às 9h30, o painel ‘A importância estratégica dos conteúdos audiovisuais e multiplataforma como novos modelos de negócios’. Na ocasião, compradores de conteúdos audiovisuais falarão sobre suas demandas aos participantes da I Rodada de Negócios e Conteúdos Audiovisuais e Multiplataforma do Nordeste, que acontece às 14h do mesmo dia, ainda no Sebrae.
Curta-SE
O Curta+SE 12, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Banese, apoio cultural do Banco do Nordeste, Cinemark e Governo do Estado, e apoios da Cia Rio, Canal Brasil, Shopping Jardins, Cinerama Brasilis, Megacolor, Sebrae/SE, APBITV, Pipa Distribuidora, Nova Digital, Tv Sergipe, Estúdios Mega, CBC, FICC, CNC, Revista Preview, Raça Brasil, Canne, Emsetur, Infonet, Fórum dos Festivais, Ativa Impressão Digital, Porta Curtas, Maria Cheirosa, Líder Lab, Curso Mater Day, Restaurante Moinho, Churrascaria Sal e Brasa, Habib’s Aracaju, Projeto Tamar, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Estado da Cultura, Pontão Digital Avenida Brasil, Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Atração Gravadora, Prefeituras (Aracaju, Estância, Laranjeiras e São Cristóvão), Segrase, SESC SE, Mix /SE e Fest’A Film. O festival foi selecionado pelo projeto Petrobras Cultural e é uma realização da Casa Curta-SE e Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura/Governo Federal.
Fonte: Assessoria do evento
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B