![]() |
(Foto: Divulgação) |
Como forma de reafirmar cada vez mais o seu compromisso com todas as linguagens culturais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está apoiando a realização de dois importantes eventos no setor do audiovisual em Sergipe. São eles: o Festival Sergipe de Audiovisual, o Sercine, e o Festival Sergipano de Micrometragens -tr3s.minutos.
Para a secretária Eloísa Galdino, apoiar eventos como esses é um exemplo do reconhecimento que a Secult tem em relação a um dos segmentos que mais tem se desenvolvido em Sergipe. “O audiovisual vem crescendo em Sergipe e os produtores e amantes dessa arte têm assumido papel de protagonistas na disseminação e fortalecimento do setor. Apoiar esses eventos é uma forma de valorizar esse trabalho e de contribuir ainda mais para o crescimento do audiovisual em nosso Estado”, ressalta a gestora. Nesse sentido, ela destaca ainda o Projeto Orlando Vieira como um importante passo da Secult na valorização do audiovisual em Sergipe.
Os dois eventos estão na segunda edição e, além de promover o desenvolvimento do setor, é uma maneira de criar um intercâmbio e troca de experiências entre os produtores locais e de outras regiões do país. O Sercine, por exemplo, que acontece de 7 a 12 de maio, surgiu da necessidade de estimular a produção audiovisual em Sergipe e possibilitar o acesso do público às produções audiovisuais de diversos gêneros do país. Nesta edição, serão exibidos vídeos de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, dentre outros estados.
Sobre os projetos
![]() |
Secretária Eloísa Galdino (Foto: Fabiana Costa) |
O Sercine conta com uma programação variada, incluindo mostras competitivas, mostras de acessibilidade, exposição do artista visual Fábio Sampaio, oficinas e mesas de debate. Este ano, o destaque fica por conta das mostras Competitiva Nordestina e Competitiva Universitária. Destaque também para as oficinas de Realização em Audiovisual, ministrada pela equipe do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina – Kinoarte, e a oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada pelo crítico Luiz Carlos Oliveira Jr. O Sercine é uma realização da Cacimba e produção da Rolimã Filmes e SeteNove Audiovisual.
No âmbito da produção audiovisual, o Festival Sergipano de Micrometragens – tr3s.minutos estabelece um espaço democrático propício à expressão e experimentação audiovisual, reconhecendo e premiando talentos. O festival visa estimular a produção de vídeos por meio de fontes de captação digitais, destinadas à exibição em aparelhos celulares e na internet. O foco são os micrometragens, ou filmes com a duração curtíssima de até três minutos. Para saber como participar basta acessar o site do festival tresminutos.org. As inscrições seguem até o dia 03 de junho. O Três Minutos é uma realização do ColetivoAzedume.
Fonte: Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B