Sercine promete movimentar audiovisual

(Foto: Divulgação)

Como forma de reafirmar cada vez mais o seu compromisso com todas as linguagens culturais, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está apoiando a realização de dois importantes eventos no setor do audiovisual em Sergipe. São eles: o Festival Sergipe de Audiovisual, o Sercine, e o Festival Sergipano de Micrometragens -tr3s.minutos.

Para a secretária Eloísa Galdino, apoiar eventos como esses é um exemplo do reconhecimento que a Secult tem em relação a um dos segmentos que mais tem se desenvolvido em Sergipe. “O audiovisual vem crescendo em Sergipe e os produtores e amantes dessa arte têm assumido papel de protagonistas na disseminação e fortalecimento do setor. Apoiar esses eventos é uma forma de valorizar esse trabalho e de contribuir ainda mais para o crescimento do audiovisual em nosso Estado”, ressalta a gestora. Nesse sentido, ela destaca ainda o Projeto Orlando Vieira como um importante passo da Secult na valorização do audiovisual em Sergipe.

Os dois eventos estão na segunda edição e, além de promover o desenvolvimento do setor, é uma maneira de criar um intercâmbio e troca de experiências entre os produtores locais e de outras regiões do país. O Sercine, por exemplo, que acontece de 7 a 12 de maio, surgiu da necessidade de estimular a produção audiovisual em Sergipe e possibilitar o acesso do público às produções audiovisuais de diversos gêneros do país. Nesta edição, serão exibidos vídeos de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, dentre outros estados.

Sobre os projetos

Secretária Eloísa Galdino (Foto: Fabiana Costa)

O Sercine conta com uma programação variada, incluindo mostras competitivas, mostras de acessibilidade, exposição do artista visual Fábio Sampaio, oficinas e mesas de debate. Este ano, o destaque fica por conta das mostras Competitiva Nordestina e Competitiva Universitária. Destaque também para as oficinas de Realização em Audiovisual, ministrada pela equipe do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina – Kinoarte, e a oficina de Crítica Cinematográfica, ministrada pelo crítico Luiz Carlos Oliveira Jr. O Sercine é uma realização da Cacimba e produção da Rolimã Filmes e SeteNove Audiovisual.

No âmbito da produção audiovisual, o Festival Sergipano de Micrometragens – tr3s.minutos estabelece um espaço democrático propício à expressão e experimentação audiovisual, reconhecendo e premiando talentos. O festival visa estimular a produção de vídeos por meio de fontes de captação digitais, destinadas à exibição em aparelhos celulares e na internet. O foco são os micrometragens, ou filmes com a duração curtíssima de até três minutos. Para saber como participar basta acessar o site do festival tresminutos.org. As inscrições seguem até o dia 03 de junho. O Três Minutos é uma realização do ColetivoAzedume.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais