Sesc apresenta ações em Artes Cênicas

Imbuaça circulará com espetáculos em vários estados do país (Foto: Divulgação)
O Sesc lança nesta terça-feira, 1º de março, às 19h, no hall do Sesc Centro, as ações em Artes Cênicas que a instituição irá desenvolver esse ano direcionadas a classe artística teatral. Na ocasião será apresentado o circuito nacional do grupo sergipano Imbuaça, que fará 66 apresentações no Projeto Palco Giratório realizado pelo Sesc Nacional.

O grupo circulará com os espetáculos Teatro Chamado Cordel, A Grande Serpente e o Mundo Ta Virado, pelos estados de Santa Catarina, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Amapá, Rondônia, Acre, João Pessoa, Rio Grande do Norte e Maranhão, dentre outros.

Além de apresentar o circuito gigantesco do Palco Giratório a solenidade contará com a presença do presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Sergipe – SATED/SE, Ivo Adnil, que entregará aos formandos do Curso de Formação de Atores EnCena Sesc os seus registros profissionais na qualidade de Ator/Atriz.

Mestres, especialistas e profissionais de reconhecida capacidade compuseram o elenco de professores que ministraram às 637 horas/aula distribuídas nas disciplinas História do Teatro, Interpretação, Expressão Corporal, Literatura Dramática, Técnica Vocal, Maquiagem, Canto, Produção Teatral e Prática de Montagem. O curso teve início em julho de 2009 e seu encerramento se deu em dezembro de 2010 com a apresentação do espetáculo “Arlequim, Servidor de Dois Amos”, um clássico da Comédia Dell’Art, no Teatro Tobias Barreto, sob direção da ex-integrante do Grupo Imbuaça, Tetê Nahas. Um esforço referendado pela direção regional do Sesc, sensível às inquietações da classe artística local e produtores culturais.

Mostra Sesc de Artes

As comemorações não param por aí. Ainda no evento, que contará com a participação musical do grupo “Café Pequeno”, será apresentada a Mostra Sesc de Artes que acontecerá em outubro com as participações já confirmadas de grupos de teatro, circo e dança de diversos estados, a exemplo do renomado Amok Teatro/RJ, que apresentará a peça O Dragão, espetáculo de grande impacto e considerável beleza, segundo a crítica de teatro Bárbara Heliodora. 

Amok é um dos mais importantes grupos de pesquisa de teatro contemporâneo, que conta no seu elenco com Fabiana de Mello e Souza e Stephane Brodt, ambos ex-integrantes do Teatro de Soleil. Outro destaque nacional da Mostra Sesc é a montagem de “Leve”, do Coletivo Lugar Comum/PE, que recebeu seis prêmios na última edição do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, incluindo o melhor trabalho em dança, segundo a crítica e o júri popular. 

Na área circense a programação traz o espetáculo infanto-juvenil “É Nois na Xita”, da Cia Namacaca/SP, espetáculo que recorre intensamente ao humor para mostrar o convívio entre três personagens que disputam pelos aplausos do público.  “O Fio Mágico”, montagem que utiliza máscaras gregas e manipulação de bonecos para conduzir a narrativa a partir de contos clássicos da cultura popular também está presente na programação infantil. 

Grupos sergipanos de teatro, de dança e circo serão destaques na Mostra, que terá atividades nas áreas de literatura, artes visuais, cinema e música. “Será um grande evento previsto para 16 a 26 de outubro, com programações na capital e no interior do estado”, informou o coordenador de cultura do Sesc, André Santana. 

Para a Diretora Regional da instituição, Excelsa Machado, reunir os artistas nesse momento de confraternização das artes cênicas significa reafirmar o compromisso da instituição em criar uma alternativa para circulação de espetáculos produzidos por grupos ou companhias independentes, com a intenção de aproximar artistas e espectadores das várias regiões do país.”Além disso, a oferta de cursos e oficinas durante a realização da mostra explicita a necessidade de aprimoramento técnico consistente, para subsidiar os fazedores de arte, buscando suprir as carências de conhecimentos específicos em meio à demanda emergente”, salientou a diretora.

Fonte: Ascom/Sesc

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais