Socorro celebra padroeira com apresentações culturais e religiosas

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), montou uma programação especial para celebrar junto aos socorrenses a padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As comemorações acontecem de forma simultânea com o III Encontro Cultural, nos dias 01 e 02 de fevereiro, na praça Getúlio Vargas, unindo cultura e religiosidade num só evento. A iniciativa visa manter viva a tradição local e representa a expressão de fé e devoção à padroeira.

“No primeiro ano de gestão a homenagem à padroeira foi feita de uma forma mais singela, até porque o prefeito Padre Inaldo havia acabado de assumir o município e precisava conhecer a real situação financeira da Prefeitura. No segundo ano melhoramos a programação e para este ano as expectativas são as melhores possíveis. Estamos trabalhando para que tudo ocorra conforme o planejamento e a população vivencie, de forma completa, o momento”, disse o coordenador de eventos da Semcult, Edenilton Sales.

Lavagem da Escadaria da Matriz

Na manhã do sábado, 02, às 8h, adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana também estarão participando das homenagens à padroeira do município, através da tradicional lavagem da escadaria da Igreja Matriz, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A ação retrata a diversidade cultural e religiosa do município de Socorro, unificando umbandistas, candomblecistas, inclusive católicos, em ato de fé e religiosidade. O dia 02 no calendário litúrgico das religiões africanas é dedicada a Yemanjá, rainha dos mares e tida como mãe de quase todos orixás.

Confira as programações religiosas e culturais e participe dessa festa!

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais