Solenidade marca as comemorações da Praça São Francisco

O prefeito e a população cantaram os parabéns em volta do bolo de sete metros

O dia 1º de agosto é uma data representativa para o município de São Cristóvão.  Hoje os sancristovenses começarão a celebrar os sete anos da chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade da Praça São Francisco, título entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO), que reconhece o valor arquitetônico, histórico e cultural, que remete à criação das bases do povo sergipano.

“Este é um momento de reflexão. São sete anos. Sabemos que os resultados não são instantâneos, mas precisamos aproveitá-lo da melhor maneira. Fazemos parte de uma lista seleta e precisamos pensar maneiras de como o título pode trazer melhorias para a população. Sinto que a atual gestão compreende essa questão e vem realizando ações de valorização da cultura e do patrimônio. Estamos seguindo no caminho certo”,  destacou a chefe de serviço da Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Cristóvão, Kleckstane Farias e Silva Lucena.

A agenda festiva foi iniciada às 8 horas, com toque dos sinos e abertura das igrejas (São Francisco, Santa Izabel, Nª Srª da Vitória, Rosário e Amparo). Em seguida, um cortejo com autoridades, estudantes e população seguiu a Banda de Música dos Bombeiros num percurso que saiu da Praça Nº Sr. dos Passos até a Praça São Francisco, onde foi hasteadas as bandeiras do Brasil, Sergipe e São Cristóvão ao som do Hino Nacional. Na sequência, todos cantaram os parabéns em volta do bolo de sete metros e depois deram um abraço simbólico em torno da Praça São Francisco.

De acordo com o prefeito Marcos Santana, a comemoração do título precisa ser celebrada em comunhão com a população. “É um motivo de orgulho para todos nós e é importante que a população se sinta inserida neste contexto. Isso acontecerá quando ela perceber que o título poderá trazer dividendos. Para tanto, estamos empenhados em fazer com que os sancristovenses se sintam parte desse contexto”, enfatizou o prefeito.

Estudante do ensino médio, a adolescente Wislane Kaylane Vitória da Silva (13 anos) já consegue compreender o valor social que o título representa. “Entendo o valor histórico da praça, mas as pessoas precisam se envolver e ter mais respeito pelo nosso patrimônio”, pontuou a estudante.

Autoridades presentes

Comemorações tiveram início às 8h

Além do prefeito Marcos Santana, do vice-prefeito Adilson Junior, e todo o secretariado estiveram presentes na solenidade, além do Frei Sormani, a superintendente Interina do IPHAN Sergipe, Cynara Ramos Silva e a chefe de serviço da Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Cristóvão, Kleckstane Farias e Silva Lucena.

As comemorações seguirão até a próxima sexta-feira. Abaixo segue a programação de hoje a tarde e dos próximos dias.

Dia 02 de agosto (quarta-feira)

9h: – Oficina de Artes com material reciclável, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.

        – Roteiro de visita a Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

13h: Roteiro de visita à Exposição de Arqueologia, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.

16h: Intervenção artística e de jardinagem na Praça São Francisco (técnica do lambe-lambe), na Praça São Francisco e entorno.

20h: Apresentação da Orquestra Sinfônica da UFS, na Praça São Francisco.

Dia 03 de agosto (quinta-feira)

8h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, na Casa do IPHAN em São Cristóvão.

9h: – Roteiro das escolas na Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

         – Cinema no museu, para alunos da rede publica, no Museu Histórico de Sergipe.

14h: – Roda de conversa  com os alunos da rede pública de ensino, com o tema: Praça são Francisco. Mediador, Thiago Fragata, no Museu Histórico de Sergipe.

Dia 04 de agosto (sexta-feira)

8h: Seminário: Praça São Francisco: Conhecer, Apropriar-se e Preservar, no Museu de Arte Sacra.

9h: – Fórum dos Secretários de Cultura de Sergipe, no Museu de Arte Sacra.

        – Roteiro das escolas na Praça São Francisco, na Praça São Francisco e equipamentos culturais.

16h: Apresentação da Filarmônica Jacinto Figueiredo Martins da cidade de Malhador  no Museu de Arte Sacra, na Praça São Francisco.

16h: Feira São Criativos, na Praça São Francisco.

Fonte e Foto: ascom São Cristóvão

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais