Sonoridade própria e sofisticação: conheça a banda sergipana DonaLi

(Foto: Juliana Santin)

Criada em 2013, a banda sergipana DonaLi, formada pela cantora Fernanda de Aquino e o multi-instrumentista David Davi, tem um jeito próprio e sofisticado de fazer música.

Em seu currículo, a DonaLi traz os álbuns “Ideário (2013); “Da Beleza Humana e de Outras Mentiras” (2015); e “Donali – Ao Vivo no Showlivre.com”(2020); além de um Ep denominado “Cocar Serigy” (2020) e três singles: o “2 em 1” (2014); “A Ópera Insana” (2018) e “Em Círculos (2020)”, que é uma releitura da música do artista Alex Sant’anna. Em setembro, a banda lançará seu quarto álbum, o “Mangaba Sound”.

Prestes a lançar o 4º álbum autoral, o duo conversou com o Portal Infonet, falou de sua trajetória, dos desafios também adiantou novidades. Confira!

Portal Infonet – Como surgiu a DonaLi?

David Davi- Nós começamos em 2013, com o lançamento do nosso primeiro álbum “Ideário”. Antes, eu e Fernanda fazíamos barzinho, recepções, casamentos, sempre em formato voz e violão. À época, eu tinha umas poucas músicas, e meio que de brincadeira, combinamos de gravar um disco. Isso foi em 2012. Passamos um ano montando o repertório e em 2013, lançamos o “Ideário”.

Portal Infonet – Porque o nome DonaLi?

David Davi – Donna Lee é uma música muito conhecida do repertório jazzista. E à época, era o que eu mais ouvia e estudava enquanto guitarrista. Quando finalizamos a pré produção do Ideário, ainda não tínhamos nome pra banda. Isso aconteceu em paralelo ao momento em que estava estudando esse tema. Então, sugeri o nome e Fernanda adorou. Mudamos a escrita pra deixar mais “aportuguesado” e ficou.

Portal Infonet – Desde o nascimento da banda lá em 2013 e até então, quais foram os principais desafios encontrados pelo caminho?

David Davi- Acredito que locais onde tocar. Por nosso repertório ser majoritariamente autoral, tivemos dificuldades em encontrar casas que apostassem na música autoral. Isso nos levou a fazer projetos de releituras, mas não apenas covers, tentamos abordar essas canções com a nossa estética, com a nossa forma de pensar música, tentando levar um outro olhar sobre essas obras para o público. Um exemplo disso foi nosso projeto “Donali Canta o Nordeste” onde fizemos releituras de clássicos de compositores nordestinos, onde cada estado da região estava contemplado. Esse projeto estreou em 2019 num show no café da gente, que contou com a participação de vários artistas e amigos queridos. Depois, esse projeto foi contemplado por editais do Banese e da Funcap. Um recorte deste show pode ser visto em nosso canal do YouTube.

Portal Infonet – Quais os projetos da banda?

Fernanda de Aquino – No momento, nós estamos em processo de lançamento do nosso próximo álbum “Mangaba Sound”. Digo processo porque deste álbum sairão outros produtos tbm. Um exemplo é primeiro single “Todo o Suficiente” que teve um lyric video produzido por Gabi Etinger e o minidocumentário “Flor de Mangabeira”, que já foram lançados. Teremos clipe também, lives e muitas coisas bacanas.

Portal Infonet – Qual projeto é o xodó de vocês?

Fernanda de Aquino- Vou ter que usar aquele clichê de que o favorito é sempre o próximo (kkkkkkk). Mas realmente é assim porque a gente se envolve muito com todas as produções e são produtos onde nós sempre tentamos levar algo novo, um formato diferente, o que acaba fazendo com que a gente sempre “aposte” no projeto que estamos construindo no momento. No mangaba Sound, fizemos um lyric em animação, lançamos um single dentro do mini doc, e é sempre uma nova sensação, muito trabalhosa, mas bem revigorante.

Portal Infonet Quantas faixas o álbum Mangaba Sound terá?

David Davi- Serão 8 faixas no total, sendo 6 inéditas e dois bônus tracks de releituras de canções autorais que já tocamos nos shows, mas não tínhamos registros fonográficos. Destaco que dentre as músicas, teremos uma composição de Alex Sant’Anna linda e inédita. Outra de Pablo Ruas, que foi um artista inspirador e infelizmente nos deixou muito cedo. Ele é irmão do nosso querido Thiago Ruas, que é um parceiro e assina um feature conosco nessa música. Além da música “Dono do Poder”, de Mauri Noronha, que nós já tocamos mas ainda não tínhamos gravado. Além disso, temos a participação especialíssima do poeta Danilo Lumiano, que escreveu um poema lindo pra uma de nossas composições.

Portal Infonet – Qual a expectativa para lançamento deste álbum?

David Davi- A gente sempre aposta muito nos lançamentos por conta de todo esforço e amor que a gente coloca neles. Com toda essa infelicidade e tristeza da pandemia, a gente ainda acha cedo fazer qualquer previsão sobre voltar às apresentações ao vivo, mas a gente sempre faz questão de ter todo esse material em nossas redes sociais pra que todo mundo tenha acesso. A gente espera que todo mundo curta e que esse projeto possa levar algo produtivo para os corações de todo mundo, em meio a toda essa instabilidade que estamos vivendo.

Portal Infonet – Além do álbum “Mangaba Sound”, que será lançado no próximo mês, há algum outro projeto programado para esse ano? Fale um pouco sobre.

David Davi- Com certeza. Sempre temos algo em mente. Mas tudo depende de uma interação de fatores. Hoje o que temos de concreto é esse novo álbum e os seus produtos derivados. Mas, pensamos em gastar um pouco mais dessa coisa das lives e temos ideias em torno de outros formatos também. Vamos ver como as situações se apresentam, mas com certeza a DonaLi não para!

Por Luana Maria e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais