![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Localizada no marco zero da cidade de Aracaju, a Catedral Metropolitana é a principal edificação de valor católico para a população do estado de Sergipe. Com uma arquitetura eclética de características neogótico edificada na segunda metade do século XIX.
Pensando na preservação desses elementos simbólicos e artísticos do monumento é que a Subsecretaria de Patrimônio Histórico e Cultural (SUBPAC/SECC) participará do seu processo de restauração. A SUBPAC vai acompanhar, vistoriar e inspecionar para o restauro pleno do monumento.
Para o subsecretário de patrimônio histórico e cultural, Luiz Alberto, o povo só tem futuro se tiver passado e principalmente o reconhecimento desse passado. “A SUBPAC foi criada para dar continuidade ao projeto ‘Sergipe Eterno’ trabalhando a restauração dos bens tombados que são marcos do homem na história como é o caso da Catedral”, lembrou Luiz Alberto.
Bem Tombado
O templo católico está localizado no Parque Teófilo Dantas, no Centro de Aracaju, que ao lado do monumento formam um referencial na paisagem urbana da cidade. Em 28 de janeiro de 1985 a catedral foi tombada pelo Governo do Estado como arquitetura religiosa através do decreto nº 6.819.
O monumento abriga também em seu interior pinturas decorativas e artísticas realizadas com a técnica trompe l’oeil de autoria dos artistas Orestes Gatti e Rodolfo Tavares. Além das pinturas a Igreja Matriz possui a imagem de Nossa Senhora da Conceição de autoria de Pereira Beirão, discípulo de Sabino dos Reis e um óleo sobre tela retratando Nossa Senhora da conceição de autoria de Horácio Hora, também tombado pelo Governo do Estado.
Restauração
A Catedral Metropolitana, apesar de ser tombado pelo Governo do Estado, é de propriedade privada da Arquidiocese. Nesse caso a responsabilidade é do proprietário da edificação fazer a restauração. Porém, isso não impede que a obra seja acompanhada por meio do setor responsável pela preservação dos bens tombados pelo Estado.
Doação
No último dia 30 de agosto foi anunciado a doação, através do fundo de patrocínio, da quantia de 1 milhão pelo Banese. A doação corresponde a 25% do valor da restauração, orçada em R$ 4 milhões. No próximo dia 21 acontecerá a solenidade que oficializará a doação que será feita em duas parcelas de R$ 500 mil.
Fonte: Ascom Casa Civil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B