SUBPAC vistoria monumentos da Orla da Atalaia

Os técnicos da Subpac acompanha a conservação dos patrimônios tombados pelo Governo (Fotos: Asscom/Casa Civil)

A Orla de Atalaia é um espaço público que possui patrimônios históricos e artísticos tombados pelo Governo de Sergipe. Nesse espaço estão os monumentos em homenagem a Inácio Barbosa, aos Formadores da Nacionalidade e o Espaço de Convivência e Cultura. Os conjuntos de esculturas são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT), porém as vistorias técnicas para a averiguação de danos são feitas pela Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (SUBPAC).

Acompanhamento

Segundo a coordenadora de preservação da SUBPAC, Ana Conceição, o  trabalho dessa coordenadoria consiste no acompanhamento da conservação das obras que são tombadas oficialmente pelo Governo do Estado. “Por isso, anualmente, fazemos um cronograma de vistoria chamado de ‘Programa de inspeção aos bens tombados’, sejam eles edificações, obras de arte, painéis artísticos e monumentos paisagísticos”, afirmou.

Estimulados pela denúncia feita à SECULT, de que a mão direito da estátua de Dom Pedro II teria sido furtada, a coordenadoria de preservação modificou o cronograma e antecipou a vistoria à Orla da Atalaia. “A inspeção aos monumentos aqui da orla já estava programada, mas com a denúncia resolvemos antecipar. A denúncia chegou a nossas mãos através da diretora Sandra Sena que recebeu um comunicado da Secretaria da Cultura dizendo que a Academia Sergipana de Letras havia comunicado que a escultura de D. Pedro II no monumento ‘Formadores da Nacionalidade’ estava com a mão decepada”, declarou a coordenadora Ana Conceição.

Os técnicos encontraram avariações nos monumentos da Orla

Após a inspeção para a constatação da real situação dos monumentos um relatório técnico foi preparado. “Após essa visita vamos enviar o relatório detalhado com o que encontramos para o gestor da Orla com o intuito de que as devidas providências sejam tomadas”, disse Ana Conceição. Durante a vistoria foi constatado que além da mão da estátua de D. Pedro II ter sido alvo de vandalismo, placas de sinalização tinham sido furtadas e alguns refletores estavam em condições precárias.

Patrimônio

O patrimônio da orla consiste: no Monumento em homenagem a Inácio Barbosa; o  Monumento Formadores da Nacionalidade com esculturas de Tiradentes, D. Pedro II, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Barão do Rio Branco, Duque de Caxias, José Bonifácio de Andrade e Silva e a Princesa Isabel; Espaço de Convivência e Cultura com as estátuas de Tobias Barreto, Sílvio Romero, Manoel José Bonfim, Graccho Cardoso, Gumercindo Bessa, Gilberto Amado, José Calazans, Jackson Figueiredo, João Ribeiro e Horácio Hora.

Fonte: Asscom/Casa Civil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais