Ceia de Natal deve ser pensada com atenção para quem tem restrição alimentar |
A tão esperada ceia de Natal pode ser um problema para aquelas pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar. Quem está nesse grupo deve tomar alguns cuidados na hora de preparar o cardápio e apreciar as iguarias. O Verão Infonet traz as orientações da nutricionista Marcela Mori que tem dicas especiais para os diabéticos, hipertenso e intolerantes à lactose ou glúten.
Marcela Mori explica que há orientações comuns à todas as pessoas com restrições alimentares. “Essas pessoas precisam ter atenção com frequência alimentar, pois quanto mais tempo em jejum, maior a chance de descompensar na próxima refeição. A hidratação também é importante. O calor nessa época é muito grande e as pessoas substituem a água por suco, bebidas alcoolicas e refrigerantes, algo que não faz bem. Além disso, é preciso evitar as gorduras em geral e os embutidos”, explica.
A nutricionista Marcela Mori traz as dicas ao Verão Infonet |
Diabéticos
Marcela Mori alerta que a ceia de Natal ideal para os diabéticos tem que conter o maior teor de fibras possível. A sugestão é adicionar flocos de aceia ao arroz, às proteínas e até mesmo às sobremesas, que podem ser frutas. Também não é permitido abusar das frutas desidratadas. O ideal é decorar os partos com frutas secas, mas não abusar na hora do consumo. Diabéticos também não pode consumir como farofas, sobremesas, bolo ou tortas à base de milho. O suco de frutas é permitido, mas as bebidas alcoolicas devem ser evitadas.
* Sugestão para a ceia – Arroz branco misturado ao integral acrescentado de chia ou gergelim. Chester, desde que seja temperado e assado em casa. Farofa de farinha de mandioca ou farinha de aveia com azeite. Requeijão cremoso sem lactose.
Hipertensos
De acordo com a nutricionista, as pessoas hipertensas devem evitar os alimentos embutidos e não usar sal após o cozimento dos alimentos. Quem tem a pressão descontrolada, deve cozinhar os alimentos sem sal, abusando de condimentos como cebolinha, alho, cebola e pimenta. Os hipertensos também devem controlar o consumo de doces, já que estes têm alta concentração de açúcar e gordura, potencializando o aumento do peso e agravando as complicações da pressão arterial. É preciso cuidado com o consumo de bebidas alcoolicas.
* Sugestão para a ceia – Arroz à grega, carnes em geral e chester que deve ser temperado em casa com ervas.
Intolerantes à lactose
As pessoas intolerantes à lactose, ou seja, ao carboidrato do leite, podem substituir os alimentos derivados do leite por outros.
*Sugestão para a Ceia – fricassê e sobremesas a base de requeijão cremoso ou creme de leite sem lactose.
Os alérgicos a lactose ou alérgicos à proteína do leite devem ficar em alerta e não consumir os alimentos à base de leite, maionese ou creme de leite.
*Sugestões para a Ceia – Salada de franco picado, frutas secas e castanhas. Sobremesas, pudins e pavês estão proibidos.
Intolerância a glúten
A nutricionista orienta para que as pessoas tenham cuidado porque a maioria dos produtos comercializados essa época podem conter traços de glúten.
*Sugestão para a ceia: batato doce ou macaxeiras chips e purês temperados com azeite.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B