Tamar lança 300 filhotes de tartarugas ao mar

Tartarugas forma espalhadas pela praia da Atalaia, na Orla de Aracaju (Fotos: Ícaro Novaes/Portal Infonet)

Durante uma nova temporada reprodutiva neste mês de agosto, 300 tartarugas marinhas foram levadas ao mar pelo Projeto Tamar na tarde desta quarta-feira, 26. O projeto está comemorando seus 35 anos e já totaliza em sua história a soltura de 20 milhões de tartarugas ao mar, segundo coordenador regional do Projeto Tamar em Sergipe Augusto César.

Sempre atraindo centenas de famílias, principalmente crianças, a soltura desta quarta-feira contou com a presença do cantor e compositor Milton Nascimento, que está em Aracaju para o show também em comemoração aos 35 anos do Tamar. Primeiro a soltar tartarugas na areia em direção ao mar, Milton em poucas palavras disse o quão importante o projeto é para si. “Relaciona muitas coisas da minha vida, minha música, minha família, minha terra, meu sangue, meu tudo. Acredito muito no projeto e por isso estou aqui”, disse.

Milton Nascimento segurando as tartarugas, e na extremidade da direita, Augusto

Na última temporada reprodutiva, o Projeto Tamar de Sergipe afirma que lançou ao mar 600 mil ‘tartaruguinhas’, o que para César é um número recorde. “Aqui em Sergipe na temporada passada lançamos 600 mil ao mar, número recorde e estamos muito felizes com nosso trabalho”, diz. Mas para ele, o projeto vai além da própria soltura, já que conta com vários voluntários que abraçam a causa de conservar a natureza.

“Essa temporada o Brasil através do projeto Tamar soltou dois milhões de tartarugas ao mar e ao longo dos 35 anos já conseguiu lançar 20 milhões ao mar, mas não se resume a só isso, pois a quantidade de pessoas envolvidas nesse trabalho de conservação da natureza mostra que o projeto sempre deu certo”, comemora.

Além de dar continuidade no ciclo de vida das tartarugas marinhas, a ação serve de

Crianças ficam encantadas com as tartarugas

Família Seabra acredita que projeto é educativo e fomenta o ciclo de vida

inspiração e educação para as crianças que assistem a soltura segundo Sônia Seabra. “Trouxe meus dois netos e eles estão encantados com as tartarugas. Uma ação muito louvável de preservação da vida e uma aula de respeito aos animais”, disse Sônia.

Comemorações

Para celebrar a soltura das tartarugas, o Oceanário de Aracaju juntamente com o Projeto Tamar abriu as portas para outras atrações culturais. Os grupos folclóricos sergipanos Parafusos e São Gonçalo, o grupo teatral Imbuaça e show pirotécnico com Barco de Fogo deram fim a comemoração da soltura da tartarugas.

Por Ícaro Novaes e Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais