Tamar: mais de 50 artistas se apresentam no Oceanário

(Foto: Divulgação)

Em 35 anos de trabalho o Tamar conseguiu liberar ao mar em segurança vinte milhões de filhotes de tartarugas marinhas. O número é um marco para a conservação dos oceanos e a proteção a esses animais ainda ameaçados de extinção.

Para comemorar com os amigos sergipanos esse momento tão especial, uma soltura simbólica de filhotes e diversas apresentações de artistas locais e grupos culturais de Sergipe acontecem no Oceanário de Aracaju. Mais de 50 artistas sergipanos e Silverio Pessoa se apresentam no Oceanário de Aracaju/SE, no próximo dia 13 de março, a partir das 17 horas.

Os filhotes serão soltos na praia de Atalaia para fazerem sua primeira caminhada para o mar, simbolizando os 20 milhões de tartaruguinhas que já tiveram a chance de iniciar a grande jornada da vida com a ajuda do Tamar e de muitas pessoas que também cuidam e se preocupam com os oceanos. Em seguida, começam as apresentações culturais no Casco Acústico do Oceanário de Aracaju.

É uma conquista da sociedade brasileira e de todas as pessoas que trabalham corajosamente para proteger as tartarugas marinhas, lembra o coordenador nacional e um dos fundadores do Tamar, Guy Marcovaldi. Alcançamos resultados importantes em 35 anos, pois nasceu uma nova geração de tartarugas marinhas no Brasil que aos poucos vai reconquistando as nossas praias. Na construção da natureza, apenas um de cada mil desses filhotes vai sobreviver; possibilitando alimentar uma cadeia de vida impressionante mar e praias afora.

Existem apenas 7.300 fêmeas, aproximadamente, desovando no país, e uma tendência consolidada de crescimento das populações de tartarugas marinhas. As redes de pesca são a maior das ameaças e as luzes artificiais nas praias de desova (fotopoluição), entre outros perigos, podem diminuir este número drasticamente. Por isso, precisamos do apoio de toda a sociedade para proteger esses animais ameaçados de extinção, explica Marcovaldi.

Com direção de Lindolfo Amaral, do Grupo Imbuaça, o evento patrocinado pela Petrobras contará com a participação do Grupo Imbuaça, da Batucada de São João (Estância/SE), do Barco de fogo (Estância/SE), do Maré Maré (Aracaju/SE), Pilão de Pife (Aracaju/SE), da banda Naurêa (Aracaju/SE) e do cantor Silvério Pessoa (Recife/PE), que representarão os trabalhos realizados nos municípios sergipanos envolvidos na conservação das tartarugas. Outros convidados surpresa poderão dar canjas das mais especiais. Partilhe conosco da alegria desses resultados positivos para a conservação das tartarugas marinhas no Brasil!

O projeto

Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Pró-Tamar. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea).

Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países.

O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e nos nove estados brasileiros onde atua, recebe diversos apoios locais.

Fonte: Ascom

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais