Tobias Barreto recebe espetáculo do Festival de Artes

As apresentações estão distribuídas entre teatros e praças (Foto: Secult)

Teatro, música e cordel. Os moradores da cidade de Tobias Barreto puderam apreciar no último final de semana, as três artes que estiveram presentes em um único espetáculo: “O Bandido Cabeleira e o Amor de Luisinha”, do Coletivo Catálise. A apresentação foi a primeira do II Festival Sergipano de Artes Cênicas a ser realizada no interior do Estado.

Segundo o Secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, a principal finalidade do Festival é difundir a cultura por todo o Estado de Sergipe, alcançando o maior número de pessoas possível. “Uma grande vitória que conseguimos nesta edição é a formação de público. Levar espetáculos de qualidade para pessoas que muitas vezes não tem acesso ao teatro é o maior objetivo da Secult com o Festival Sergipano de Artes Cênicas”, afirmou.

O Secretário de Cultura de Tobias Barreto, José Nilson Bispo, também defende que eventos como o Festival de Artes Cênicas proporcionam à população um maior contato com a arte. “Tobias Barreto respira teatro, nós realizamos anualmente o Tobiarte que é considerado um dos maiores eventos de teatro de Rua do Estado, então a população já tem um olhar delicado para as artes cênicas em geral”, considerou.

O espetáculo

Baseado na obra do cordelista sergipano Zé Antônio, o espetáculo é uma adaptação do cordel para o teatro e traz a beleza do amor infantil em José e Luisinha, que são separados bem cedo, pois o rapaz é obrigado a seguir viagem com seu pai e tornar-se cangaceiro. Com o passar dos anos, José torna-se Cabeleira, um assassino e cruel cangaceiro e precisa lidar com as consequências das suas escolhas.

Para o ator e adaptador do texto, Roney David, se apresentar no interior do Estado é uma forma de divulgar ainda mais o trabalho produzido pelo Catálise. “O movimento das artes geralmente é muito concentrado em Aracaju, e trazer esse trabalho para outras cidades é muito importante, pois representa uma forma de movimentar a cena cultural e levar nosso trabalho para outras pessoas que ainda não conheciam”, acredita.

Quem passou a conhecer o trabalho do grupo após a apresentação foi a cabeleireira Ilmara Santos. Acompanhada por seu filho Rian Santos, 7 anos, ela prestigiou o espetáculo e ao fim aplaudiu de pé. “O teatro nos passa muita emoção, e essa peça especialmente me emocionou bastante, por trazer não só o cordel que é uma característica do nosso Nordeste, mas por todo o enredo que a envolve”, afirmou.

O Festival

Promovido pelo Instituto Banese juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Festival conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), contemplando diversos gostos e faixas etárias.  As apresentações estão distribuídas entre teatros, praças e outros espaços públicos da Capital Aracaju e do interior do Estado, totalmente gratuitas e seguem até o dia 30 de abril deste ano. Confira a lista completa dos próximos espetáculos

Programação

Dia 19 de abril 
Espetáculo: Quebra-Nozes (SE/ Mostra Paralela)
Horário: 20 Horas
Local: Teatro Tobias Barreto
Classificação Indicativa: Livre
Duração: 60 Minutos
Categoria: Dança/ Musical

Dia 20 de abril 
Companhia: Penarte (SE / Mostra Paralela)
Espetáculo: A cor da vida é transparente
Horário: 15 Horas
Local: Teatro Atheneu
Classificação Indicativa: 16 Anos
Duração: 35 Minutos
Categoria: Teatro

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais