Trabalho infantil é combatido pela Semasc

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) lançou neste Forró Caju a campanha “No Forró Caju 2005 Criança na Rua só pra Brincar”. A campanha tem o objetivo de inibir a exploração de crianças e adolescentes. Para isso, 29 assistentes sociais e 40 educadores formam uma espécie de pelotão do bem presente na festa. 

 

Em intervalos de tempo, uma equipe percorre o espaço do evento em busca de crianças que estejam trabalhando ou desacompanhadas. Encontrada, a criança é levada para o stand da SEMASC e daí começa uma longa conversa. “Se for detectado que o menor está sofrendo exploração por parte dos pais, a equipe vai até onde eles se encontram e conversa com eles também”, explica Mônica Ferreira Santos, coordenadora da Casa de Passagem. 

 

CATADORES DE LATAS – Caso a criança esteja desacompanhada, é levada para a Casa de Passagem, onde tem um acompanhamento psicológico, ou para seu próprio lar. Em caso de reincidência, leva-se para o Conselho Tutelar tomar as devidas providências, que pode até ser encaminhado ao Ministério Público. O caso mais comum observado pelos educadores é o de crianças que catam latas. Cerca de 20 crianças são abordadas a cada noite pelas equipes da Semasc.

 

A Campanha também está combatendo a venda de bebidas alcoólicas a menores. Vários cartazes foram afixados nos bares e restaurantes e nos isopores dos ambulantes. “Graças a Deus e à parceria dos proprietários dos bares ainda não houve nenhum caso de venda de bebidas a menores”, afirma Mônica. O estabelecimento que contrariar a medida tem seu direito de comercialização cassado. Pousadas e hotéis de Aracaju também aderiram à campanha.

 

Por Diego Bittencourt

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais