Trotamundos Coletivo exibe projeto Mercado 24h

O Trotamundos Coletivo realiza nos próximos dias 26 e 27 de março (sábado e domingo) uma exibição da primeira etapa do projeto Mercado 24h, no Mercado Municipal de Aracaju. O trabalho, que contém 75 fotos e trechos de vídeos captados no cotidiano do mercado, será exibido em formado audiovisual e poderá ser visto pelos comerciantes e visitantes entre 10h e 14h, com seções de exibição a cada meia-hora.

A projeção estará localizada em dois pontos estratégicos do mercado público: o setor de frutas e verduras, no mercado Albano Franco, e o setor de artesanato do mercado Antonio Franco. Para celebrar junto com os comerciantes, visitantes, moradores da cidade e integrantes do coletivo, a banda Naurêa realizará um pocket show de abertura do projeto, no sábado, às 10h da manhã. A idéia é transformar este momento em um belo reencontro com as personagens fotografadas, que receberam tão bem os integrantes do coletivo.

Para desenvolver esta primeira etapa do projeto Mercado 24h, o Trotamundos Coletivo, formado por Alejandro Zambrana, Ana Lira, Marcelinho Hora e Zak Moreira, realizou junto com a jornalista e fotógrafa convidada Júlia da Escóssia, uma pesquisa para selecionar alguns dos comerciantes mais antigos do mercado, em especial aqueles que vivenciaram os principais períodos de transformação espaço, como a revitalização ocorrida há cerca de uma década.

Durante este período, algumas coisas mudaram na relação deste espaço com a cidade: as feiras livres nos bairros se fortaleceram, ampliando a concorrência com alguns setores do mercado, e este ganhou um status mais turístico, o que pode significar uma alteração do perfil de consumo dos visitantes e dos negócios dos vendedores. Os mais antigos acompanharam de perto estas transformações e adotaram estratégias para continuar negociando em um espaço que para eles é sinônimo de bem-estar e sobrevivência.

Foi a partir da conversa com estes personagens que o projeto Mercado 24h foi tomou corpo para debater o que significa uma década neste novo mercado. Dez anos, dez personagens acompanhados em vários momentos do dia. Como eles se relacionam com o mercado? Com quem dialogam? O que eles fazem durante o dia? Quem fica quando o mercado fecha suas portas? Que marcas de suas vidas permanece nessa rotina? O projeto Mercado 24h procura se debruçar sobre isso e é um recorte desta produção que será exibida no final de semana em Aracaju.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais