|
As mulheres dançam ao som dos tambores e dos agogôs (Fotos: Portal Infonet) |
Representantes do candomblé participaram na noite deste sábado, 8, na Orla de Atalaia, do cortejo do bloco Afoxé Omó Oxum em louvor a Oxum, Orixá das águas doces, da beleza e da fertilidade.
Aos sons de tambores e dos ritmos dos agogôs, as mulheres dançaram para homenagear a orixá. Quem reuniu toda a família na Orla de Atalaia foi Célia, que é do Centro Caboca Jaíra. Para ela, o dia 8 de dezembro é um momento de celebração. “É um dia maravilhoso. Momento de paz, agradecer e de pedir proteção a nossa mãe", conta.
As mulheres que participaram do cortejo ainda aproveitaram o momento para reivindicar o direito constitucional de civilização do Estado e o direito à liberdade religiosa, no contexto dos mitos tradicionais das comunidades de terreiros.
|
Célia participou do cortejo com toda a família |
Segundo a tradição africana, Oxum é a segunda mulher de Xangô. A ela pertence o ventre da mulher e é por isso que esse orixá feminino controla a fecundidade, sendo profundamente ligado às crianças. Oxum é representada na tradição católica por Nossa Senhora da Conceição, padroeira da capital sergipana.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B