Unidade de Qualificação promove exposição

(Foto: Ascom Fundat)

Alegria, descontração e muito artesanato. Estes foram os elementos marcantes do encerramento do curso livre de Pintura em Tecido, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 6. Ofertado pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), o curso foi ministrado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Cléia Maria Brandão, localizada no bairro Coroa do Meio. Juntamente com o término das aulas, aconteceu a primeira exposição de peças artesanais promovida pela UQP, com produtos elaborados por alunas, ex-alunas e instrutoras da Fundat.

Segundo a colaboradora da UQP, Rosemeire Alves, o objetivo era proporcionar a interação entre os alunos, instrutores e a comunidade local. "Eles trouxeram o material deles para que um fosse conhecendo o trabalho do outro", explica Rosemeire. Para a instrutora do curso, Maria Floreniza, os cursos livres são um incentivo para as pessoas carentes e trabalhadoras daquela região da cidade. "Aqui, têm pessoas que estão desde o primeiro curso que dei. São pessoas que gostam de trabalhar, muitos já fazem e vendem", garante a instrutora.

Fonte de renda

A aluna Tânia Ferreira tem 54 anos e há mais de seis confecciona e comercializa peças artesanais por encomenda. "Termino de fazer o curso, demonstro as peças e já acho encomenda", relata Tânia, que almeja fazer todos os cursos da Fundat ligados à área, no intuito de obter a qualificação profissional. "Amei o curso, principalmente porque ela ensinou a fazer os moldes para a pintura", compartilha Tânia.

Há dois meses, a aluna Rosângela Vieira, de 40 anos, comercializa os produtos de artesanato na feirinha da Coroa do Meio. Este é o terceiro curso que ela faz pela Fundat, e a meta é seguir adiante na capacitação. "Foi ótimo, espero que venham mais", afirma a aluna.

Para a aluna Maria Valdenice, de 44 anos, a atividade artesanal possibilitou que ela conquistasse lucratividade. "Vendo em casa e saio para vender", diz a aluna, que também pretende continuar se aperfeiçoando através das capacitações oferecidas pela Fundação.  "Quero fazer outros cursos diferentes, como o de Patchwork", revela.

Fonte: Ascom Fundat

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais