Vai viajar? Veja dicas para manuntenção do seu carro

Manutenção preventiva garante o bom funcionamento do veículo  (Fotos: Lord Car Soluções Automotivas)

Antes de pegar a estrada e partir em busca de diversão, o motorista deve estar atento a algumas medidas essenciais ao bom funcionamento do veículo. Para quem vai viajar neste verão, a manutenção preventiva é sinônimo de segurança, economia e preservação ambiental. Abaixo, o proprietário da Lord Car, Alvaro Marques, dá dicas para você viajar com tranquilidade e segurança. Confira!

1 – Substituição das palhetas – As palhetas devem ser substituídas pelo menos uma vez por ano ou quando observadas as seguintes condições no parabrisas: formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação e formação e de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas: lâminas quebradiças, tortas ou rasgadas.

2 – Troca e manutenção dos veículos – Os filtros devem ser trocados em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo. A troca e a manutenção deles evita danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. Em bom estado, os filtros de óleo, ar, combustível e de cabine ajudam a reduzir o consumo de combustível, o nível de emissão de poluentes e a entrada de partículas e gases nocivos no interior do veículo.

Alvaro Marques lista os itens que devem ser usados na manutenção preventiva

3  – Velas – Abasteça em postos de combustíveis de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar o superaquecimento das peças, entre outros problemas.

4 – Verificar condições de cabos – Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, recomenda-se que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.

5 – Verificar freios – A recomendação é verificar o sistema de freios a cada 5 mil Km e substituir o fluído de freio a cada 10 KM ou 12 meses. Na hora de substituir o fluido, é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo, caso contrário, pode haver redução da eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.

6 – Avaliação das correias – Quando a correia quebra, o veículo para totalmente. Aconselha-se uma avaliação visual a cada 10 mil km. A cada troca, é recomendável ainda avaliar o estado das polias e tensionadores, para garantir a eficiência da correia e evitar o seu desgaste precoce.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais