Vida e obra de Luiz Gonzaga serão temas de seminário

0

Na próxima quarta-feira, 23, os sergipanos poderão reencontra a poesia e sonoridade da obra musical de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião. A partir das 18h30, no Museu da Gente Sergipana, acontece a Exposição Vida e obra de Luiz Gonzaga  e o Seminário ‘A Contribuição de Luiz  Gonzaga na construção da Identidade cultural do povo sergipano’, promovido pelo mandato da deputada estadual Ana Lúcia (PT).

O evento contará com palestra do professor e pesquisador José Augusto de Almeida e debate com o professor de História Iran Barbosa. Além da exposição e do seminário, haverá apresentação especial do Quinteto Sanfônico de Sergipe.

Se vivo estivesse, o Rei do Baião completaria 100 anos em dezembro deste ano. Em Sergipe, foi sancionada a Lei 7.384, de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT), que institui 2012 como o Ano Cultural Luiz Gonzaga.

“Estamos dando o passo inicial para que este ano seja muito especial, para que nele possamos comemorar o centenário de Gonzagão, resgatar a sua memória e exaltar as suas contribuições, como músico e compositor, para a formação da nossa gente e da nossa cultura nordestina”, ressaltou a parlamentar.

Ana Lúcia lembrou que o sanfoneiro sempre teve uma relação muito rica com Sergipe, onde sempre gostou de estar, principalmente na cidade de Propriá, onde existe até uma praça em sua homenagem.

“Ele sempre teve uma relação muito forte com o nosso estado e com a nossa gente, e por toda a sua vida disseminou ritmos como o xote, o baião, o forró. Ele foi um grande líder da música brasileira e nordestina, difundindo esses ritmos por todo o Brasil. Por isso da importância deste seminário, onde poderemos estar resgatando toda essa riqueza de Gonzaga”, destacou.

Comentários