| |
| Foto ilustrativa |
Os vídeos produzidos pelos educando do Mídia Jovem, projeto desenvolvido pelo Instituto Recriando em parceria com o Governo de Sergipe e apoio do Oi Futuro, vêm ganhando cada vez mais espaço em mostras e festivais de Sergipe e de outros Estados.
Os curtas-metragens já ganharam as telas do Festival Sercine, em Sergipe, da Mostra Cartaz de Cinema, em Pernanbuco, e este mês participa da 11ª edição do maior encontro de cinema de Sergipe, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE). Os documentários ‘Filhos das Filhas’, ‘Cândido Aragonês’ e ‘As Cores da Cultura’, produzidos pelos jovens dos pólos do Santa Maria e Laranjeiras, participam do festival dentro da Mostra Informativa de Curtas, no dia 13 de setembro, às 13h45, no Sesc Centro, localizado na Rua Senador Rollemberg, 301, Bairro São José, Aracaju/SE.
Dentro das oficinas de vídeo do Mídia Jovem, todo o processo de produção, desde o roteiro até a gravação, é idealizado e realizado pelos jovens educandos do projeto. Através da metodologia da Educomunicação, o Mídia Jovem propõe o estímulo à leitura crítica dos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação, além de transmitir aos educandos técnicas de confecção de produtos midiáticos, estimular o protagonismo juvenil e o sentimento de pertencimento à própria comunidade.
A iniciativa oferece oficinas de fotografia, mídia impressa, vídeo, web, animação e rádio e atualmente atende adolescentes e jovens dos bairros Coqueiral e Santa Maria, em Aracaju, e dos municípios sergipanos de São Cristóvão e Laranjeiras.
Sobre os curtas Mídia Jovem
‘Filhos das Filhas’ é um vídeo-documentário que aborda a questão da gravidez na adolescência. O curta é resultado da oficina de vídeo realizada pelos educandos do bairro Santa Maria.
‘Candido Aragonês’ narra a história do personagem que dá nome ao documentário, uma figura importante para o desenvolvimento do audiovisual em Sergipe e no mundo.
‘As Cores da Cultura’ retrata as belezas do tradicional Encontro Cultural de Laranjeiras, que serve como pólo difusor da cultura popular e de raíz no Estado de Sergipe, através de depoimentos esclarecedores sobre o assunto.
Curta-SE 11 – A 11ª edição do Curta-SE acontecerá de 12 a 17 de setembro. O festival promove seminários, oficinas e workshops gratuitos e abertos ao público e conta com exibições no Teatro Tobias Barreto, Cinemark, Sesc Centro, Universidade Tiradentes e no campi da Universidade Federal de Sergipe. O Curta-SE, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Comunicação Social, com realização da Casa Curta-SE e Ministério da Cultura/Governo Federal. Maiores informações através do site: www.curtase.org.br ou pelo telefone: (79) 3302-7090/7092.
Fonte: Ascom Recriando
