Vila do Forró encerra edição de 2024 com muita cultura e forró

A Vila do Forró, localizada na Orla da Atalaia, em Aracaju, encerrou a edição de 2024 na última quarta-feira, 31, após dois meses de imersão na cultura sergipana. (Foto: Igor Matias)

A Vila do Forró, localizada na Orla da Atalaia, em Aracaju, encerrou a edição de 2024 na última quarta-feira, 31, após dois meses de imersão na cultura sergipana. Realizado pelo Governo de Sergipe por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), o evento foi palco de apresentações diárias de forrozeiros, trios, quadrilhas juninas e grupos folclóricos de todo o estado, atraindo um grande fluxo de turistas e moradores locais durante os 60 dias de celebração.

Com uma área quase duas vezes maior em relação à edição anterior, a Vila do Forró é uma cidade cenográfica que remete às típicas construções do interior sergipano. O espaço encantou os visitantes com suas casas temáticas coloridas, capelinha, coreto e uma tradicional casa de taipa, além de oferecer diversos cenários instagramáveis. Um amplo espaço foi dedicado ao artesanato e à economia solidária, fomentando a geração de renda para os talentosos artesãos locais. A gastronomia foi outro destaque; bares, restaurantes e lanchonetes ofereceram uma ampla variedade de opções culinárias, com ênfase nos sabores regionais característicos de Sergipe.

“Foram 60 dias de muita alegria, energia e coisas boas que o povo sergipano pôde apresentar para o Brasil e para o mundo nesse período. Nós nos orgulhamos de ser o país do forró, esse é um sentimento que o povo sergipano carrega na sua essência: é a quadrilha junina, a fogueira na calçada de casa, o milho assado, é estar aqui festejando. Como governador, tenho a alegria de poder promover um dos maiores festejos juninos do Brasil, mas ainda mais de ver a felicidade do povo que vem aqui. 2023 foi muito bom, 2024 foi melhor e tenho certeza de que 2025 será ainda mais incrível”, afirmou o governador Fábio Mitidieri.

O presidente da Funcap, Gustavo Paixão, ressaltou a importância da Vila do Forró para a valorização e promoção da cultura sergipana: “A Vila do Forró não apenas atrai turistas e gera emprego e renda para o estado, mas também cumpre o propósito maior de celebrar nossa cultura rica e diversa. Os artistas sergipanos, com seu talento e dedicação, abrilhantam ainda mais os festejos juninos”, disse.

Presença recorrente na programação da Vila do Forró, as quadrilhas juninas encantam a todos por suas cores, enredos cativantes, passos bem sincronizados e energia contagiante. Na noite de encerramento, duas quadrilhas tradicionais de Aracaju que se destacaram na temporada de concursos se apresentaram: Século XX e Pioneiros da Roça.

Para o marcador da quadrilha Junina Século XX, Joel Reis, a mais antiga em atividade em Sergipe, “é uma alegria imensa e muito gratificante dar o pontapé inicial e agora fechar esse ciclo. Este foi um São João belíssimo. Temos visto um movimento muito bom de fomento à nossa cultura e às nossas quadrilhas”.

O marcador da quadrilha junina Pioneiros da Roça, André Camilo, também expressou sua satisfação em participar do evento: “Para a gente é maravilhoso estar aqui hoje. Na verdade, está sendo um ano atípico, não é mesmo? 31 de julho e nós, com a Quadrilha Junina na rua, dançando, se apresentando, levando a nossa arte para as pessoas. Realmente foi um ano fantástico para nós, quadrilheiros”.

Encerrando a noite com chave de ouro, o cantor e sanfoneiro sergipano Danielzinho Junior apresentou um repertório que fez todos entrarem na dança. “Estou muito feliz. Fechar a programação da Vila do Forró é uma honra imensa. Quero agradecer a todo o povo do estado pelo apoio e à Funcap por sempre valorizar os músicos e artistas de Sergipe. Foi um show maravilhoso e uma noite inesquecível”, afirmou.

Apaixonada pelo período junino, dona Heloísa Melo, de 70 anos, aproveitou a festa até o último minuto. “Já estou até sentindo saudade. Hoje eu não podia deixar de estar aqui nesse encerramento maravilhoso. Eu amo forró e espero o ano todo por esse momento”, disse.

Foi na edição anterior da Vila do Forró que dona Heloísa conheceu Elisângela Santos, e, desde então, as duas amigas sempre marcam presença para curtir juntas o evento. “Esta foi a melhor edição de todos os tempos, simplesmente maravilhosa. Estive aqui por vários dias, saía do trabalho e vinha correndo. Não podia deixar de estar hoje também. Aproveitei muito e, no próximo ano, quero aproveitar ainda mais”, contou.

Ana Lúcia, turista goiana que está de passagem por Aracaju com suas filhas, ficou encantada com a Vila do Forró. “Quando soube que hoje era o último dia dessa festa linda, quis ver de perto. Tudo muito bonito, organizado, limpo e seguro. Aprendi a dançar forró e me apaixonei pelas quadrilhas, fiquei maravilhada. Essa é uma experiência que vou guardar com muito carinho”, disse.

A programação da Vila do Forró retorna no início de junho do próximo ano. Enquanto esse momento não chega, os apaixonados por forró podem matar a saudade na Segundona do Turista, que acontece todas as segundas-feiras na Rua de São João, com apresentações de talentosos forrozeiros, quadrilhas juninas e grupos culturais sergipanos.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais