Vinícius Chukro é destaque no programa “Olha Aí”

A edição do 'Olha Aí' da Aperipê TV, que vai ao ar neste sábado, 7, mostrará o trabalho de Marcus Vinícius Leite Batista – mais conhecido como Vinícius Chukro -, realizador de audiovisual sergipano da geração 2000. O programa, que busca trazer o melhor do audiovisual – através de curtas-metragens e documentários – sobre temas abordados em Sergipe e no Brasil, exibirá três curtas do artista: ‘Pretensão de Cúérola’, ‘Videoclipe Girl’ e ‘Botões’.

Baseando-se em experiências com o teatro do absurdo – movimento teatral desenvolvido por dramaturgos europeus e norte-americanos, entre as décadas de 1950 e 1960, a partir da visão existencialista da situação humana -, Vinícius procura focar o conteúdo na metalinguagem [língua especializada que se utiliza para descrever uma língua natural] e nas expressões que nasceram do cenário das artes cênicas.

Além disso, Chukro tem ainda como primeiras influências na sua carreira profissional, o movimento Nouvelle Vague – ou seja, a ‘nova onda’, que foi um movimento artístico do cinema francês que se insere no movimento contestatário próprio da década de 60 -; o Neorrealismo – corrente artística ideológica do século XX, que teve ramificações em várias formas de arte (literatura, pintura, música); o Cinema Novo – nasceu, em meados dos anos 50, com a luta por um cinema com mais realidade, mais contéudo e menor custo de jovens, após se frustarem com a falência das grandes companhias cinemagráficas paulistas; e o Cinema Marginal – que visou retratar, nos anos 60, a situação cultural e social do país, sob a influência de histórias em quadrinhos, transmissão radiofônica, imprensa popular e o tropicalismo, exaltando a forma irônica.

Produções

O primeiro vídeo a ser exibido será ‘Pretensão de Cúérola’, que também foi apresentado no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) e no Festival de Varginhas (MG). Em seguida, o curta ‘Videoclipe Girl’ mostrará o trabalho de Vinícius na produção e realização de suas obras. Por último, ‘Botões’ exibirá a competição esportiva em campo de futebol – de botão.

Programação

Durante todo o mês de maio, o 'Olha Aí' apresentará quatro edições diferentes sobre os trabalhos de realizadores do audiovisual sergipano da geração 2000 – sendo o de Vinícius Chukro o primeiro deles.

De acordo com a diretora do programa, Gabriela Caldas, o intuito principal dessas mostras é criar mais uma forma de preservação da memória desse cenário local e nacional. “O audiovisual, em Sergipe, já teve vários ciclos de realização temporários. A intenção desse é também de dar visibilidade a esses conteúdos. Além disso, como a produção da década de 70 , 80 e 90 é mais rara de encontrar e também mais difícil de exibir, vamos mostrar a da geração 2000, para que todos tenham acesso a essa produção mais ou menos recente”, ressaltou.

O ‘Olha Aí’ é veiculado aos sábados, às 21h30, e reprisados nas quartas-feiras, às 00h.

Fonte: Fundação Aperipê

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais