Xirê da Consciência Negra reunirá povos de terreiro

O evento conta com uma vasta programação (Foto: Divulgação)

A Associação Cultural Alarokê promove, entre os próximos dias 21 e 25, em São Cristóvão/SE, o I Xirê da Consciência Negra. O evento conta com uma vasta programação, incluindo uma mesa redonda para debates sobre os terreiros como espaços de preservação da identidade, uma exposição de telas e fotografias com a temática “Axé”, uma visita educativa de escola pública ao terreiro, oficinas de textura e turbante e, para finalizar, um Encontro de Terreiros.

A iniciativa, realizada em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – celebrado em 20 de novembro, reunirá adeptos de religiões de matriz africana, pesquisadores, integrantes do movimento negro e demais interessados da sociedade civil na luta contra o racismo e o preconceito religioso. O objetivo é compartilhar conhecimento, fomentar o empoderamento das comunidades tradicionais, criar estratégias de preservação do bem imaterial produzido nos terreiros e propor soluções aos problemas enfrentados na atualidade.

A Mesa de abertura do evento, que acontece na terça-feira, dia 21, na UFS, traz professores doutores, especialistas, babalaxés e iyalaxés para falarem sobre 'terreiros como espaços de preservação da identidade', mostrando como esses locais garantem a memória dos africanos escravizados trazidos ao Brasil, a preocupação com as tradições e o respeito à ancestralidade e às práticas religiosas afro-brasileiras. Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) apresentarão ainda resultados preliminares da proposta de mapeamento dos terreiros do município.

Já o Encontro de Terreiros de São Cristóvão, previsto para ocorrer no dia 25, no Ilé Asé Alaroke Bàbá Ajagunan, localizado na Rodovia João Bebe Água, em São Cristóvão/SE, trará à discussão Empreendedorismo nas Casas de Axé, os Direitos dos Povos de Terreiros e a Preservação do Meio Ambiente. Especialistas no assunto explicarão como fortalecer a geração de renda dentro dos terreiros, revertendo seu aporte cultural em benefício econômico para a comunidade local, e quais as leis que protegem os locais de culto e outros marcos legais, de garantia dos direitos fundamentais. Serão debatidas também alternativas para a prática de ebós/oferendas sem poluir a natureza. Entre uma mesa e outra, ocorrem espetáculos artísticos de dança, música e teatro, além de uma Feira Preta.

As inscrições para o evento já estão abertas. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas, podendo ser feitas por e-mail (xiredaconsciencianegra@gmail.com) ou por mensagem via whatsapp (79 99804-1173). Na mensagem de inscrição, basta informar o seguinte: 1) qual a atividade da qual deseja participar (Mesa Redonda do dia 21, Oficina de Turbante, Oficina de Textura em Tecido e/ou Encontro de Terreiros), 2)nome completo, 3) terreiro/instituição que está representando (se for o caso), 4) cargo (se for representante de terreiro ou de instituição), 5) contato telefônico e 6) e-mail. Para o Encontro do dia 25, cada terreiro tem direito a 05 vagas, sendo aberta a participação de terreiros localizados em quaisquer municípios de Sergipe.

Programação
21/11
14h – Mesa Redonda “Terreiros como espaços de preservação da identidade”
Local: UFS (sala a definir)
Palestrantes: Babá Juracy Júnior, Profº Dr. Hippolyte Brice Sogbossi, Profº Dr. Luiz Américo Bonfim, Profº Dr. Fernando Aguiar, Iyá Sônia Ifárewámim Oliveira, Izabel Nunes, Iyá Ana Ires Lima e representante do Iphan

22/11
14h – Abertura da exposição 'Axé'
Local: Alaroke (Rodovia João Bebe Água, km 13, São Cristóvão/SE)
*A exposição ficará em cartaz até o dia 30/11

23/11
14h – Projeto 'A Escola vai ao Terreiro'
Local: Alaroke (Rodovia João Bebe Água, km 13, São Cristóvão/SE)

24/11
14h – Oficinas (Textura em Tecido e Turbante)
Local: UFS (sala a definir)

25/11
Encontro de Terreiros de São Cristóvão
Local: Alaroke (Rodovia João Bebe Água, km 13, São Cristóvão/SE)
9h00 – Abertura e espetáculo de dança 'Bênção das Águas'
9h15 – Início da Feira Preta
9h30 – Mesa 01 – Empreendedorismo nas Casas de Axé (com representante do Sebrae)
10h30 – Mesa 02 – Direitos do Povos de Terreiros (Palestrantes: promotor de Justiça Luis Fausto Valois, Profº Dr. Ilzver Matos, advogado e membro da Unegro/SE Lívio Zuzarte)
12h30 – Intervalo para o almoço
14 h30 – Mesa 03 -Ebó e preservação do meio ambiente (Palestrantes: Babá Juracy Júnior e Profº Dr. Jailton Costa)
16h30 – Apresentação artística 'Som dos Ilus'
17h – Encaminhamentos
18h – Encerramento
18h15 – Espetáculo Éjè

Fonte: assessoria do evento 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais