XLII Simpósio Cultural de Laranjeiras segue com debates

Pesquisadores, poetas e cordelistas, gestores da cultura, estudantes e artistas se reuniram na UFS em Laranjeiras

Debates temáticos abriram o segundo dia de atividades do XLII Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, na sexta-feira, 13, trazendo desdobramentos do tema central desta edição “Cantoria: da Viola ao Cordel”. Pesquisadores, poetas e cordelistas, gestores da cultura, estudantes e artistas se reuniram mais uma vez, no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras, para o evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.

Com o título “A pesquisa e a produção da literatura de cordel” a primeira mesa de trabalhos foi coordenada pela profª e pesquisadora, Aglaé d’Ávila Fontos, e contou com a participação do cordelista e editor, Klévisson Viana (CE) e da escritora e atriz, Clotilde Tavares (RN). Os pesquisadores falaram sobre a literatura de cordel, não apenas a partir dos seus trabalhos, experiências e publicações, como também nas suas vidas desde a infância ao momento atual.

Na sequencia o tema abordado foi “As cantorias e suas modalidades”, coordenada profº. Antônio Amaral, com a participação de Ivanildo Vilanova (PE), Raullino Silva (PE), Rogério Menezes (PE), Raimundo Caetano (PE) e João Miguel (DF), antropólogo pesquisador sobre repente.  O debate girou em torno das experiências dos participantes, de como a arte dos repentistas se constrói, da importância da viola nesta arte, e de quais caminhos esta cultura tem tomado.

A programação do dia fechou com a apresentação dos violeiros Ivanildo Vilanova e Raullino Silva (PE), Rogério Menezes e Raimundo Caetano (PE), e Vem, Vem do Nordeste e João Bezerra (SE). O Simpósio encerra neste sábado, dia 14, aberta ao público, mas as atividades do Encontro Cultural de Laranjeiras seguem no domingo com apresentações de diversos grupos folclóricos e a cerimônia de Coroação das Taieras, na Igreja São Benedito. Exposições e mostrar no Campus da UFS, no Museu Afro-Brasileiro de Sergipe e no Museu de Arte Sacra de Laranjeiras, também compõem a programação do evento. O Simpósio conta com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aperipê, Prefeitura Municipal de Laranjeiras e Segrase.

Confira a programação completa clicando aqui.

Fonte e foto: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais