
A Prefeitura de São Cristóvão decretou que, durante o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), é proibido o uso de equipamentos sonoros automotivos do tipo “paredão” e similares, assim como a comercialização e o consumo de bebidas em recipientes de vidro, como garrafas, copos e jarras. Essas medidas têm o objetivo de garantir a segurança, a ordem pública e o bem-estar de todos os participantes, permitindo que o público aproveite as atividades culturais e artísticas com conforto e tranquilidade.
Trios elétricos, caixas amplificadas e quaisquer sistemas de som instalados em veículos são alguns exemplos de como a proibição dos equipamentos de som podem ser aplicados, enquanto a restrição sobre vidro vale para bares, restaurantes, lanchonetes e vendedores ambulantes, credenciados ou não, em todo o perímetro do evento. Bebidas devem ser vendidas ou consumidas apenas em recipientes plásticos, metálicos ou outros materiais seguros.
A fiscalização será realizada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdes), Guarda Municipal e órgãos de fiscalização ambiental e de trânsito, com apoio da Polícia Militar quando necessário. Segundo o secretário da Semdes, Coronel José Moura Neto, evitar o uso de sons automotivos é uma ação de preservação artística, ambiental e do bem estar coletivo, enquanto barrar o uso de embalagens de vidro é uma prevenção direta a possibilidades de cortes e ferimentos, causados de forma acidental ou proposital. Além disso, é mais uma medida de proteção ambiental e redução de resíduos.
“Essas são ações preventivas, educativas e protetivas, alinhadas aos valores culturais, ambientais e humanos que norteiam a gestão pública municipal. Trata-se de uma decisão responsável, que prioriza o interesse coletivo, promove o respeito ao espaço urbano e à diversidade artística, e reafirma o compromisso de São Cristóvão com a ordem, a cultura, a qualidade de vida e, principalmente, com a saúde e segurança da população”, reforçou.
Regras como essas já foram sancionadas desde a retomada do festival em 2017 e os decretos Nº 850 e 851/2025 só reforçam a preocupação com a segurança e tranquilidade na experiência do público do Fasc e dos moradores da cidade. O descumprimento das normas poderá resultar na apreensão de equipamentos e mercadorias, aplicação de multas e outras sanções previstas na legislação municipal.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão
