A evolução tecnológica e mercado de trabalho: conheça as profissões 

O mercado de trabalho, cada vez mais se molda ao avanço da tecnologia (Foto: PX Here)

A história da humanidade mostra como algumas profissões permanecem as mesmas desde os primórdios da civilização e outras evoluem, deixam de existir ou são criadas conforme as mudanças nas necessidades e na tecnologia. Nos anos mais recentes, porém, o surgimento de novas profissões no mercado de trabalho tem se acelerado – conforme a tecnologia avança igualmente rápido.

Mercado de trabalho e tecnologia são duas coisas profundamente conectadas. Isso fica claro ao analisarmos quais são as profissões e áreas que tem surgido e se tornado cada vez mais comuns na atualidade. A grande maioria está ligada à internet. O avanço da engenharia genética e a preocupação crescente com as mudanças climáticas também são responsáveis pelo crescimento de algumas profissões.

Uma das várias profissões relacionadas ao universo online é a de desenvolvedor de softwares, uma função que pode ser usada em praticamente qualquer área.

A pessoa que pratica a profissão de desenvolvedor de softwares é, basicamente, especialista no funcionamento de programas de computadores, dispositivos móveis ou qualquer outra máquina. Ele é capaz de criar, desenvolver e otimizar os softwares. Essas capacidades envolvem conhecimentos em matemática, conhecimento lógico e linguagem de programação.

Muitas vezes, o desenvolvedor de softwares é confundido com o programador. A diferença entre as duas profissões é que o programador atua apenas naquilo que se relaciona à programação. O campo de atuação do desenvolvedor é mais amplo.

Hoje em dia, toda empresa que trabalhe de alguma forma com tecnologia tem ao menos um desenvolvedor de softwares no seu quadro de funcionários. Isso porque qualquer aplicativo ou sites das mais diversas áreas precisam do conhecimento desse profissional para se tornarem realidade. O desenvolvedor pode atuar planejando um sistema interno para o funcionamento de um mercado, um aplicativo para um sistema municipal de transporte público ou um software de cassinos online – esses são apenas alguns exemplos.

Várias outras profissões da atualidade giram em torno das redes sociais, da customização de serviços e marketing ao consumidor ou da aproximação entre a empresa e o consumidor. Confira a seguir algumas posições que têm ganhado espaço no mercado de trabalho:

Coaching

O coach, o profissional que pratica o coaching, é responsável por auxiliar o seu cliente a atingir objetivos na vida. São diversas as áreas nas quais o coach pode atuar em benefício do seu cliente, como psicologia, sociologia, nutrição e saúde, educação física, administração, finanças e espiritualidade.

O profissional identifica crenças e atitudes que limitam o desenvolvimento pessoal ou profissional do seu cliente e atua como um motivador para que ele atinja as suas metas.

Marketing digital

O marketing, enquanto planejamento de estratégias para promover e vender um produto, serviço ou marca, é uma carreira antiga. Porém, a profissão do profissional de marketing é uma das que estão sofrendo transformações profundas. Hoje, é impossível falar em marketing sem falar de marketing digital.

Marketing digital é o conjunto de ações de marketing executadas através da internet ou dispositivos eletrônicos. Entre as armas do profissional de marketing digital estão redes sociais, otimização de páginas da web (SEO) para serem mais facilmente encontradas em pesquisas no Google, anúncios em páginas de terceiros e disparo de e-mails.

Dentro do marketing digital existe uma série de estratégias consolidadas, como, por exemplo, o marketing de conteúdo, que consiste na produção de conteúdos relevantes, informativos ou educativos para atrair o público.

Gestor de tráfego pago

O profissional de gestão de tráfego pago é responsável por criar e gerenciar campanhas de mídia paga. Essa é uma necessidade das empresas que funciona a partir do seguinte princípio: para estimular o número de visitantes no site de uma empresa, uma possibilidade útil é que o site ofereça conteúdos interessantes para o público, como soluções para os seus problemas. Isso faz com que o público passe mais tempo no site, o que leva o site a ser favorecido em mecanismos de anúncios, como o Google Ads.

O trabalho do gestor de tráfego pago está ligado ao marketing digital. Para o profissional de tráfego pago, é fundamental a mensuração e análise de dados sobre a eficácia das ações de marketing.

Social media

Basicamente, o profissional de social media é responsável pelos posts de uma conta em uma rede social. A pessoa que exerce essa profissão se encarrega de elaborar estratégias para promoção do produto, serviço ou marca nas redes sociais, criar conteúdos, interagir com o público e analisar os dados sobre o alcance e os resultados dessas ações. O trabalho do social media também pode incluir o monitoramento das menções ao produto, serviço ou marca e a gestão de posts pagos.

As estratégias de um social media devem se voltar, também, para que o consumidor se torne um promotor da marca, produto ou serviço, incentivando outras pessoas a consumirem. A relação estabelecida entre empresa e público nas redes sociais deve transformar a experiência do consumidor para que eventuais visões negativas sejam revertidas por opiniões positivas sobre aquilo que se quer promover.

Fonte: agência emarket

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais