A mágica de cozinhar com o Sol

Com técnica e estudo foi possível viabilizar o processo de cocção com sol
Certamente a maioria das pessoas nunca pensou sobre a possibilidade de comer alimentos cozidos com o calor que vem do Sol. Mas, além de ser real, essa idéia tem despertado o interesse de uma comunidade em conhecer e fazer proveito dessa tecnologia. Essa é uma novidade que tem se revelado mágica para muita gente.

 

“Não acreditava, não vou mentir! Só acreditei mesmo quando vi a moça abrir a panela e sair fumaça”, conta a dona de casa Ana Sandra. Só depois de provar a comida ela não teve mais dúvidas de que a idéia realmente funciona. “É uma delícia!”, afirmou a jovem mãe, que deixa os filhos na escola e segue para o curso duas vezes por semana.

 

Sandra está descobrindo aos poucos a magia dos fogões solares
Sandra e outras 20 pessoas, aproximadamente, fazem parte da primeira oficina para adultos da recém inaugura Cozinha- Escola Experimental Solar (CEES), localizada no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro. Lá, a comunidade aprende a cozinhar utilizando um recurso disponível na natureza e ecologicamente correto. No mesmo local, após as aulas, os participantes recebem almoço produzido com diversos tipos de fogões solares (ver Box). Um deles é o tipo caixa, genuinamente sergipano e que a comunidade irá aprender a produzir no decorrer da oficina.

 

As primeiras aulas são basicamente teóricas, depois os alunos partem para a prática, quando vão aprender a confeccionar e testar o próprio fogão. Uma chuva de dúvidas e

Edinielza e a colega Valéria: satisfação dos alunos estampada no rosto
questionamentos surgem nas primeiras aulas. No olhar dos alunos, o mesmo semblante de interrogação. “Será que esse troço funciona mesmo?”, devem ficar se perguntando.

 

Edinilza dos Santos, vê na idéia de cozinhar com o sol uma forma de se livrar da conta do botijão do gás. “Está muito caro, é R$ 37 por mês. Se realmente der certo vai ser uma economizinha pra gente”, ressalta. Ela ficou surpresa de saber que no fogão solar dá para cozinhar o feijão em três horas. No fogão convencional, sem usar panela de pressão, ela gasta cerca de duas horas.

 

O professor de engenharia mecânica da UFS e coordenador da CEES, Paulo Mário Machado, afirma que entende a reação das pessoas em não acreditar na funcionalidade desta tecnologia e sabe que, como ocorreu com Ana Sandra, a certeza só vem com a prática e a experiência.

 

Paulo Mário: preocupação com a questão cultural
Iniciativa

 

Deixar os bancos e laboratórios da universidade para levar o conhecimento para perto da população. Este foi um dos objetivos que motivou Paulo Mário e seus colegas a pensar no projeto da Cozinha Solar. “Não faria sentido esse trabalho se não fossem as pessoas. É uma honra poder sair da universidade e vir interagir com eles e trocar conhecimento”, afirma.

 

Apesar do entusiasmo de toda equipe e dos próprios alunos, Paulo prefere não fazer previsões sobre o impacto desta nova experiência com os fogões solares no cotidiano da comunidade. “É bonito o discurso mais será que temos o direito de mexer com a questão cultural envolvida nisso tudo? São mudanças sutis, como deixar de usar a lenha ou o gás, mas que mexem com os costumes das pessoas”.

 

No entanto, já dá para prever um aspecto bastante positivo fruto deste trabalho.  “Por enquanto o que pudemos observar até agora é que as pessoas começam a perceber as questões ambientais que passam a ser importantes para a vida delas. São coisas que a modernidade nos afastou, como ficar mais ligado com a natureza com o clima, prever se vai fazer sol ou não… Esse é um aprendizado novo que é muito positivo para todos”.

 

Diferentes tipos de fogões solares utilizados na CEES
A 1° do Brasil

 

O projeto da Cozinha- Escola Experimental Solar (CEES) é uma iniciativa inédita no Brasil. A idéia só saiu do papel graças ao apoio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e sob a chancela da Unesco. “É uma vitória esse projeto sair da concepção para virar realidade”, ressalta Paulo.

 

A CEES fica aberta ao público externo todas as terças-feiras. Nos demais dias são oferecidas oficinas para a comunidade da região. Os interessados em visitar o projeto para conhecer como funciona esta tecnologia e provar a comida feita com o calor do sol podem ligar para o telefone (0xx79) 8116-8734. A escola fica localizada no Mutirão do conjunto João Alves, Rua “L”, em Socorro.


Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais