Adema analisa projetos para implantação de termoelétrica

População participa de audiência na Barra (Foto: Ascom/Governo)

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) ainda não concluiu a análise do Estudo de Impacto Ambiental e seus respectivos relatórios (EIA/Rima) apresentados pela empresa Genpower Participações S.A para implantação do Complexo Termoelétrico em Sergipe, a ser instalado em área rural do município da Barra dos Coqueiros.

As obras deverão ser iniciadas depois que a Adema concluir a análise destes relatórios e emitir a licença prévia para a obra, um investimento avaliado em R$ 4 bilhões e perspectiva de geração de cerca de 1,5 mil empregos direto durante a fase de implantação e de 83 na operacionalização, segundo informações do assessor do governo Oliveira Júnior, para política de desenvolvimento.

De acordo com o projeto, o complexo vai gerar 2.916 MW de energia elétrica a partir de gás natural com data prevista para entrar em operação no início do ano de 2010. Mas, segundo informações do assessor Oliveira Júnior, a empresa poderá antecipar o cronograma de operacionalização do complexo já que as obras terão prazo de três anos para conclusão. A assessoria de imprensa informou que os técnicos da Adema receberam os projetos no dia 15 do mês passado. Na terça-feira, 16, foi realizada audiência pública na Barra dos Coqueiros, oportunidade em que os técnicos transmitiram informações técnicas e dos impactos ambientais, considerando que, por gerar energia a partir de gás natural, não haverá emissão de fuligem.

O governo estadual estuda meios para garantir a contrapartida, concedendo benefícios fiscais e locacionais a partir do Programa Sergipe de Desenvolvimento Industrial, segundo Oliveira Júnior.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais