(Foto: Divulgação/Ascom) |
Quando o assunto é a oferta de vagas no mercado de trabalho, dois polos têm um interesse em comum. Se, de um lado, os candidatos disputam os cargos, do outro as empresas buscam os nomes mais qualificados para preencher seus quadros de funcionários. Interligar essas duas pontas, em benefício da empregabilidade, é uma das finalidades da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), através da Agência do Trabalhador.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundat – situada na Rua Pacatuba, 104, Centro. Este ano, até o mês de agosto, 1.740 profissionais já foram aprovados em processo seletivo após o encaminhamento dado pelo setor. Atualmente, a Fundat é parceira de 43 empresas, para onde os currículos cadastrados no banco de dados da Agência são direcionados.
Entre as atividades que mais contratam, o destaque vai para as áreas de vendas, transporte e telemarketing – com ênfase, respectivamente, nas parcerias consolidadas com a Viação Atalaia Transportes e o Grupo AlmaViva. “Na época da Copa, por exemplo, também teve o boom das empresas de hotelaria”, relembra Sheila Monteiro, coordenadora da Agência do Trabalhador.
Ela destaca ainda que as ações do departamento estão diretamente associadas aos cursos gratuitos oferecidos pela Fundat. “Procuramos ver, entre as turmas encerradas, qual a demanda por novas vagas”, explica, ressaltando que algumas empresas pedem, preferencialmente, pessoas com qualificação na área – sejam elas oriundas dos cursos livres da Fundat ou do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Sem ocupação no momento e afim de novas oportunidades, Keilan Costa descobriu a Agência do Trabalhador recentemente, através da mãe. Aos 25 anos, ele acredita que o serviço é uma alternativa promissora a quem almeja um lugar no mercado. “É uma possibilidade muito boa. Dá mais esperança do que sair procurando [emprego] sozinho”, afirma Keilan. Para os candidatos portadores de necessidades especiais, o procedimento de intermediação das vagas ocorre da mesma maneira. “As portas estão sempre abertas”, frisa Sheila Monteiro.
Além do recebimento de currículos, o espaço também realiza a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), de modo vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). “A pessoa já pega a carteira aqui pronta”, informa a coordenadora da Agência. Para solicitar a 1ª via da CTPS, é necessário se dirigir à Fundat munido de RG, CPF e comprovante de residência. Já para a 2ª via do documento, são obrigatórios o RG, CPF, comprovante de residência, número de série da CTPS anterior e título de eleitor.
Fonte: Ascom Fundat
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B