Agência Nacional é quem fiscaliza Parque Eólico da Barra

0
Oliveira Júnior: "Ao Governo coube o apoio inicial para a viabilização" (Foto: Portal Infonet)

O Parque Eólico da Barra dos Coqueiros, inaugurado pela presidente Dilma Rousseff (PT) em 29 de janeiro de 2013, está em funcionamento, tendo sido conectado à rede de distribuição. Operado por uma empresa particular, a Energen numa área de 300 hectares composta por 23 aero-geradores e uma torre que pesa 295 toneladas, o parque funciona sob a fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica.

“As informações que eu tenho são referentes ao acompanhamento estatístico feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que divulga mensalmente estatísticas sobre o funcionamento de todas as usinas eólicas e fontes geradoras de eletricidades brasileiras”, ressalta o assessor do governador para Política de Desenvolvimento, José de Oliveira Júnior.

De acordo com ele, as informações correntes são de que o Parque Eólico funciona e foi conectado à rede de distribuição à época que foi inaugurado.

“Nós nunca tivemos aqui em Sergipe aquele caso que se verificou em outros Estados de geradores de energia eólica não estarem conectados à linha de distribuição e ele gera energia de acordo com um contrato existente entre a empresa geradora que é uma empresa privada e os órgãos compradores de energia do Governo Federal”, explica.

Oliveira Júnior completou que trata-se de uma relação de âmbito privado. “Ao Governo coube o apoio inicial para que o empreendimento se viabilizasse, mas não é uma atividade pública. A fiscalização de funcionamento compete à Agência Nacional de Energia Elétrica”, enfatiza.

Toda a energia produzida no Parque Eólico da Barra dos Coqueiros [cerca de 34,5 megawatts] vai para a rede nacional de abastecimento, que se encarrega de distribuir para residências e indústrias por meio de concessionárias de energia elétrica.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais