![]() |
Cadastro para ambulantes no Pré-Caju 2013 acontece de forma tranquila (Foto: Ascom/Emsurb) |
Até as 17 horas desta quinta-feira, 27, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), por meio da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), realiza o cadastro de ambulantes que pretendem comercializar produtos alimentícios durante os quatro dias de festa no Pré-Caju 2013. O sorteio dos contemplados será no dia 3 de janeiro de 2013, a partir das 8h30, na presença dos inscritos, utilizando o sistema de "loto". Assim o conhecimento da contemplação será imediato e em seguida será afixado lista no mural externo da Direpa.
No ato da inscrição deve ser apresentado CPF, RG e comprovante de residência do titular inscrito. Cada sorteado receberá crachá de identificação, camisa padronizada e adesivo com a marca do Pré-Caju 2013/Emsurb, sendo obrigatório o seu uso durante o período em que estiver comercializando no espaço público da av. Beira Mar. A entrega do kit identificador será na manhã do dia 17 de janeiro, primeiro dia de evento. Na retirada os ambulantes deverão apresentar certificado de treinamento promovido pela Vigilância Sanitária Municipal (com data a ser confirmada), a fim de obterem conhecimentos básicos quanto à manipulação de alimentos e acondicionamento de produtos perecíveis.
Roberto Santos Tenório e Genivaldo Lino Barbosa inscreveram-se para comercializar bebidas no percurso da festa. Segundo eles, a renda extra é o maior atrativo para a venda durante o Pré-Caju. Eles acreditam que o lucro será equivalente a pouco mais de dois meses de trabalho.
Será cancelada inscrição do permissionário, sem devolução da taxa e material comercializado apreendido, caso seja identificado repasse ou venda do espaço sorteado. Para evitar comercialização por pessoas que não sejam credenciadas e fiscalizar a comercialização dos credenciados, a Emsurb manterá durante todo o evento equipes fixas e volantes nas ruas e avenidas do evento. Trezentos profissionais, divididos em equipes com supervisores, farão a fiscalização nos quatro dias de festa. Haverá revezamento das equipes em cada noite e um plantão nos pontos de apoio da Emsurb.
O diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Pereira, esclareceu que será terminantemente proibida a venda e circulação de ambulantes com bebidas de qualquer tipo em garrafa de vidro. Ele ainda ressaltou que o verso das camisas de fiscais e ambulantes trará o aviso: ‘Vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos é crime'. "O ambulante pode ter sua credencial cancelada quando for flagrado fora do seu ponto ou vendendo bebida para menores de 18 anos. Neste caso, apreende-se toda a mercadoria, retira-se o ambulante do local e sua documentação é encaminhada ao Ministério Público", explicou Pereira.
Os 19 pontos de acessos à área serão monitorados pela equipe da Emsurb, que atuará de forma preventiva, chegando ao local pelo menos três horas antes do início da festa para organizar a entrada e disposição do que será comercializado. Todas as noites outras entidades públicas estarão presentes, como o Samu, Polícia Civil e Militar, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.
Preparação
No dia 3 deste mês, a Emsurb participou de audiência no Ministério Público para tratar da organização dos espaços públicos a serem destinados não só aos ambulantes, mas como um todo (camarote, palcos ou qualquer estrutura montada no evento), além de discutir a questão da segurança do evento junto a outras entidades que estarão presentes nos quatro dias de festa.
Fonte: AAN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B