Ampliado centro de pesquisas da Petrobras

Cenpes passa a ser um dos maiores complexos de pesquisa do mundo
A expansão das instalações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), localizado no Rio de Janeiro, foi inaugurada na tarde da última quinta-feira, 7. Com o crescimento, o complexo passa a ser um dos maiores centros de pesquisa aplicada do mundo, com mais de 300 mil m2.

Essa é uma das estratégias da Petrobras para amplição da capacidade experimental do parque tecnológico brasileiro. A companhia é hoje a empresa que mais investe em ciência e tecnologia no país.

Lula ressaltou proposta de Ciência e Tecnologia do MCT
A inauguração contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de diversas autoridades. Eles visitaram as instalações do Laboratório de Petrogeofísica e o Núcleo de Visualização Colaborativa (NVC), com ambientes para o desenvolvimento de estudos e projetos com simulação tridimensional.

Em seu discurso, Lula parabenizou a iniciativa e enfatizou que ela é parte da proposta de Ciência e Tecnologia, idealizada pela comunidade científica e concretizada pelo Ministério de Ciencia e Tecnologia. “O Cenpes dá direito aos gestores do Rio de Janeiro de dizerem ao mundo que esse é um estado tecnológico, porque este centro é o maior do hemisfério sul. Valeu a pena a gente acreditar na indústria nacional, na mão-de-obra nacional e na geração de emprego e renda no Brasil”, observou.

Evento ocorreu no Rio de Janeiro
O gerente executivo do centro de pesquisa, Carlos Tadeu Fraga, informou que o investimento da Petrobras em tecnologia é cinco vezes mais do era há uma década. “Nos últimos três anos, fomos responsáveis por um dos cinco maiores investimentos em pesquisa e tecnologia do mundo”, disse.

E José Sergio Gabrielli de Azevedo, presidente da Petrobras, disse que visualizou uma grande demanda de novos equipamentos para o futuro e que precisará atender o plano de negócios. Ele também acrescentou que teria acertado as metas estabelecidas pelo terceiro plano estratégico de Ciência e Tecnologia da Petrobras, elaborado em 2003 quando, além da ampliação do Cenpes, foi decidida a criação das redes temáticas, com fortes investimentos em laboratórios e universidades de todo o País.

Pré-Sal

Das dez alas de novos labratórios, cinco são dedicadas ao pré-sal, com foco na caracterização de rochas e interação dessas rochas com os diversos fluidos presentes (petróeleo, gás natural, água, CO2 etc.). As outras áreas contam com laboratórios relacionados às áreas de biotecnologia, fertilizantes, biocombustíveis, reuso de água, petroquímica e avaliação do meio ambiente nos locais onde a empresa opera ou pretende operar.

Po
r Raquel Almeida (editora do Portal Infonet enviada ao Rio de Janeiro a convite da Petrobras)

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais